Categorias
Não categorizado

Como usar o Pinterest na estratégia de Marketing Digital da sua empresa

Pinterest é uma rede social que possibilita compartilhar, descobrir e salvar ideias. Ao navegar pela internet ou pelos pins – nome dado às publicações da rede – , os usuários podem achar inspirações e criar pastas que reúnem várias referências sobre assuntos de interesse. Embora tenha sido criado em 2010 como uma rede social, a empresa de posiciona como o primeiro mecanismo de busca visual do mundo. 

Leia também: Como criar um Perfil relevante para sua empresa no Instagram

Apostar no Pinterest na estratégia de Marketing Digital é uma maneira de disponibilizar conteúdos e criar referências para um site ou loja online, que podem ser encontradas por mais de 300 milhões de usuários. São mais de 100 bilhões de ideias disponíveis na rede social.

A plataforma possibilita que os usuários compartilhem, gerenciem e pesquisem imagens em diferentes categorias, como viagens, moda, maquiagem, filmes, decoração, entre outros. Ao compartilhar ideias inspiradoras e interagir com os usuários, as marcas podem ser descobertas por novos públicos, estreitar o relacionamento com ele e direcioná-los para o site da empresa. 

Além disso, essas inspirações podem influenciar as decisões de compra dos consumidores que estão dispostos a adquirir aquilo que encontram na plataforma. Pesquisas apontam que 84% dos usuários usam o Pinterest quando estão decidindo o que comprar; 98% experimentaram algo que encontraram na rede; 77% descobriram novos produtos ou marcas na plataforma.

Como usar os principais recursos do Pinterest para empresas?

Desde a sua criação, a rede social já adicionou muitas funcionalidades que tornam a experiência dos usuários mais rica, especialmente para as marcas que possuem cada vez mais recursos para fazer negócios na rede. 

Botão Salvar para sites

Uma das formas de alimentar o Pinterest com posts da marca é levar os usuários a fazerem isso, já que eles podem salvar imagens do site diretamente na plataforma. Para incentivar essa ação, a rede oferece o botão Salvar para sites. Ao instalá-lo, ele aparecerá em todas as imagens do site, para que os usuários possam clicar nelas e salvá-las. 

Pinterest

Rich pins (pins avançados)

Os rich pins trazem informações mais ricas sobre as imagens, que vão além de legenda, título e link existentes nos pins comuns. Isso é feito através de metadados que devem ser colocados no site ou e-commerce e validados com o Pinterest, assim todo o usuário que salvar aquela imagem levará as informações dos metadados automaticamente para a plataforma.

Os rich pins são gratuitos e estão disponíveis somente para contas business. Além disso, existem quatro tipos de rich pins: 

  • Pins de produto: incluem preço, disponibilidade em tempo real e link de compra;
  • Pins de receita: informam ingredientes, tempo de cozimento e porções;
  • Pins de artigo: mostram título, autor e um trecho do texto;
  • Pins de aplicativo: incluem um botão para instalar.

Shop the Look

O Shop the Look é uma iniciativa da rede social para estimular ainda mais as compras na plataforma. São representados por pontinhos brancos na imagem. Através dele, o usuário que gostar de algum produto da imagem pode clicar ele e ser direcionado automaticamente para o link da compra.

Para adiciona-los, a marca precisa ter uma conta business, assim ao criar o pin, você pode clicar no ícone de etiqueta para marcar os produtos na imagem, adicionar o link de destino e uma foto do produto sozinho.

Pincode

Trata-se de um código customizado – parecido com um QR Code –  que carrega informações sobre a rede social. Quando escaneado pelo aplicativo do Pinterest, o usuário pode ser direcionado para o perfil ou uma determinada pasta da marca. Esse código pode ser colocado em materiais impressos, como cartões de visita, folders ou embalagens. Esse recurso está disponível tanto para contar pessoais como comerciais.

Pinterest Lens

Essa ferramenta, conhecida como “busca pela câmera”, possibilita que o usuário procure na rede os objetos que encontra na mundo físico. É simples, basta mirar a câmera no objeto desejado que a plataforma mostrará referências parecidas.

Leia também: Como usar o Facebook em prol do seu negócio

Pinterest Analytics: como acompanhar as estatísticas?

O Pinterest oferece, exclusivamente para as contas business, uma ferramenta de análise de dados conhecida como Pinterest Analytics. Nessa ferramenta, é possível ter uma visão geral da conta com métricas como engajamentos, impressões, close ups, cliques no link, público total, pins salvos e público engajado. Além disso, é possível visualizar os principais pins da conta conforme essas métricas. 

No Pinterest Analytics também é possível conhecer melhor o público da plataforma. A ferramenta traz gênero, idade, localização e dispositivos utilizados pelos usuários.  

Categorias
Não categorizado

Alliance Comunicação passa a integrar a Rede Brasil do Pacto Global

A Alliance Comunicação acaba de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

Leia também: Novo normal: o que a pandemia trouxe de diferente para o dia a dia das pessoas e das marcas

Diante dos desafios mundiais é cada vez mais importante que as empresas se posicionem com relação à sustentabilidade e ações de responsabilidade social. Por isso, a Alliance trabalha apoiando as empresas na definição de estratégias e nos processos de conscientização, engajamento de público por meio de ações com foco em influência, relacionamento e comunicação. Entre esses processos, estão:

  • Marketing de causa: em linha com a sustentabilidade e a responsabilidade social, o marketing de causa trabalha com foco na reputação das marcas, posicionando-as como cidadãs e mais conscientes. 
  • Relatório Anual de Sustentabilidade: mais do que reportar resultados e iniciativas da companhia, esse relatório é o retrato de tudo que foi realizado pelo capital humano, pelas pessoas, que traz a evolução ano a ano de valores, atributos e realizações. 
  • Projetos baseados nos ODS: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) listam prioridades com foco no desenvolvimento sustentável global para 2030 e, para apoiar as empresas em suas iniciativas, é importante considerar o suporte estratégico de ações de comunicação, seja com o público interno ou externo. 
Pacto Global

Quais são os 10 princípios seguidos pelo Pacto Global?

Os 10 princípios nasceram com o Pacto Global, em 2000, e estão baseados na Declaração Universal de Direitos Humanos, Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. São eles:

  • As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente;
  • Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos;
  • As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
  • A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
  • A abolição efetiva do trabalho infantil;
  • Eliminar a discriminação no emprego;
  • As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
  • Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental;
  • Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis;
  • As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Leia também: Marketing inclusivo mescla inovação com experiência mais humana

O que é o Pacto Global?

Criado em 2000, o Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e dá aos membros acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar o envolvimento da empresa com os temas de sustentabilidade e com as discussões na área. Também possibilita a participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS. Com mais de 15 mil participantes em quase 170 países, a iniciativa conta com mais de 1000 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo.

Ao integrar o Pacto Global nos comprometemos a reportar anualmente o nosso progresso em relação aos 10 princípios.  Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade. As empresas que quiserem fazer parte, podem encontrar mais informações em www.pactoglobal.org.br

Categorias
Não categorizado

WhatsApp lança botão de compra dentro do aplicativo

O WhatsApp lançou nesta terça-feira – 10 de novembro – um novo botão de compra para contas comerciais, disponível no mundo todo. O principal objetivo da funcionalidade é melhorar a comunicação entre clientes e empresas, facilitando o acesso ao catálogo de itens disponíveis. A novidade será feita através de uma atualização nas contas do WhatsApp Business, onde os consumidores poderão interagir com as empresas na hora de adquirir um produto. 

Leia também: Black Friday 2020: escolha a melhor estratégia para ter sucesso no digital

De acordo com representantes do aplicativo, o recurso irá ajudar as pessoas a encontrarem o catálogo de uma empresa e conhecer quais serviços e produtos ela oferece, além de iniciar uma conversa sobre o item de interesse com apenas um toque, o que antes só era possível acessando o perfil da marca.

WhatsApp: botão de compras

O novo botão de compra estará disponível onde ficava a opção de chamada de voz, ou seja, no canto superior direito ao lado dos botões de adicionar contato e opções. A função será representada por um ícone que lembra uma fachada de loja.

Essa é mais uma iniciativa do aplicativo para tornar a plataforma uma opção de negócios e não apenas de comunicação. Recentemente, o WhatsApp trouxe a opção dos usuários finalizarem compras direto nas conversas, além de ampliar as formas como as pessoas podem conferir os produtos disponíveis. 

Leia também: Redes e Mídias Sociais: quando usar cada termo?

WhatsApp Business

De acordo com a empresa, mais de 175 milhões de pessoas trocam mensagens diariamente através do WhatsApp Business, e mais de 40 milhões acessam um catálogo de negócios todos os meses, sendo mais de 13 milhões apenas no Brasil. 

Além disso, uma pesquisa recente da Accenture, mostrou que 83% dos brasileiros adultos estão mais dispostos a comprar de empresas que usam aplicativos de mensagens do que de empresas que não possuem esse tipo de ferramenta.