Como criar um Perfil relevante para sua empresa no Instagram

Atualmente, uma empresa estar presente nas redes sociais é essencial para que ela tenha relevância no mercado. Com tantas opções, como Twitter, Facebook, Tik Tok e Linkedin, o Instagram para empresas vem ganhando cada vez mais espaço. Além de proporcionar um relacionamento mais próximo com o público, ter uma conta no Instagram é uma ótima maneira de divulgar a marca, uma vez que a rede social apresenta mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo e vem demonstrando um crescimento acelerado. 

Leia também: REDES E MÍDIAS SOCIAIS: QUANDO USAR CADA TERMO?

Qual a importância do Instagram na estratégia de marketing de uma empresa?

Além do fator principal que é a quantidade de usuários presentes na rede, o Instagram é diferenciado para perfis empresariais, já que oferece uma conta adaptada para empresas. Dessa maneira, é possível contar com várias métricas para a gestão da marca online e a facilidade de criar anúncios pagos por meio do Instagram for Business. 

Outro ponto importante é que estratégias de marketing digital estão ganhando força no mercado. Afinal, apenas no Brasil, quase 80% das população tem acesso à internet, assim possibilitando que o meio digital proporcione formas criativas e personalizadas para fazer a divulgação da marca de forma totalmente segmentada.  

Juntamente da segmentação, também é preciso destacar que rede conta com usuários assíduos e engajados. Sendo assim, presença da empresa na plataforma moderniza sua imagem no mercado, além de criar um relacionamento com os clientes, apoiado em informações importantes e um branding atraente. 

Porque devo criar o Perfil no Instagram para minha empresa?

Não tem como negar que com uma estratégia bem executada e desenhada, é possível conseguir ótimos negócios através do Instagram. Fora isso, o Instagram for Business disponibiliza o Instagram Insights, com métricas que ajudam a orientar a construção de estratégias eficientes com consistência de dados sobre perfil de público e engajamento. 

Além disso, existem outros benefícios proporcionados pela plataforma que não deixarão dúvidas da importância da presença de uma empresa no Instagram.

1. Foco em imagens

As imagens criam uma conexão emocional imediata em comparação a um texto, por serem facilmente compreendidas. Muitos usuários da plataforma usam o Instagram para se entreter e se inspirarem com as fotos e vídeos postados. 

As empresas que criam imagens atraentes ao invés de fazer da plataforma um catálogo de produtos e serviços, são aquelas preocupadas em passar os valores da organização. É esse comportamento que cria empatia, atrai mais seguidores e agrega valor à marca

2. Interação com o Facebook

Ao publicar uma nova imagem no Instagram, é possível fazer o compartilhamento automático na página da empresa no Facebook, basta vincular as contas. Isso auxilia na divulgação das publicações e estimula os seguidores do Facebook a também seguir o perfil do Instagram.

Dentre os diversos benefícios da integração do Facebook com o Instagram, há também o Facebook Studio. Essa é outra ferramenta disponibilizada pela rede que permite o gerenciamento, a publicação, a monetização e a metrificação dos conteúdos das duas redes sociais. Além disso, ela também ajuda no aproveitamento dos recursos financeiros investidos na plataforma e disponibiliza novas oportunidades de monetização.

3. Marcar produtos

Para empresas que possuem um perfil comercial no Instagram, é normal receber mensagens diretas perguntando informações e preços de compra. Pensando nisso, a plataforma trouxe a possibilidade de criar um catálogo virtual, ligado diretamente ao site da empresa, levando o seguidor para a compra de forma simples e rápida. 

Para usar essa ferramenta, é necessário que a empresa tenha uma conta comercial, segmentada pela área de atuação e esteja vinculada a uma página no Facebook para fazer uso do Gerenciador de Negócios do Facebook, onde o catálogo será criado.

Leia também: COMO USAR O FACEBOOK EM PROL DO SEU NEGÓCIO

4. Instagram ADS

Os anúncios no Instagram são uma forma simples e eficiente de atingir mais pessoas, aumentando a visibilidade da marca e ajudando a impulsionar as vendas. 

Ao clicar no botão “Promover” dentro das publicações, você terá acesso a um assistente que irá ajudar na criação de um anúncio. Com ele, é possível segmentar o público-alvo para qual o anúncio será direcionado, determinar um orçamento e escolher a duração da campanha. Esses anúncios são personalizáveis e podem ser veiculados em vários formatos, como fotos, carrosséis com sequência de fotos ou vídeos e apenas vídeos. Dentre os modelos de campanha que a ferramenta disponibiliza, tem conversões, geração de cliques, download de aplicativos e várias outras opções.  

5. Uso de hashtags

As hashtags são uma forma de categorização do conteúdo das imagens. Elas caracterizam o contexto das publicações e ajudam os usuários interessados naquele conteúdo a chegaram ao seu perfil. 

É essencial incluir hashtags nas legendas das imagens, uma vez que as mesmas ajudam o público a se identificar com as fotos ou vídeos postados. Além disso, também  aumentam as chances de novos usuários conhecerem a marca, já que a foto pode ser encontrada na aba explorar quando a hashtag é procurada.

6. Instagram Stories

Os stories ajudam a trazer mais humanidade para a marca, fazendo uso de imagens menos artificiais e produzidas. O costume de divulgar os bastidores, o cotidiano da empresa e assuntos mais personalizados traz mais fluidez e pessoalidade à conta.

Nos perfis comerciais, essa é uma ótima maneira de fazer a divulgação de conteúdos de eventos, blog e ações promocionais. Além disso, se o perfil apresentar mais de 100 mil seguidores é possível impulsionar uma publicação e inserir um link para levar os usuários direto para o site da marca. 

7. Lives

Essa é uma maneira eficiente de realizar workshops, interagir com o público e até mesmo fazer demonstração de produto. Durante a live, os seguidores podem enviar comentários e perguntas para responder ao longo da transmissão. Além disso, através da integração com o Facebook, a live pode ser compartilhada entre as duas plataformas, atingindo ainda mais pessoas. 

8. IGTV

O IGTV é uma nova ferramenta presente no Instagram que veio para facilitar o consumo de vídeos de longa duração. O ponto principal de atenção para os empresários é que os vídeos podem ter até uma hora e contam com a possibilidade de serem postados em alta qualidade. Além disso, ele fica disponível no feed da empresa e pode ser acessado pelo perfil comercial da marca. 

Com isso, o IGTV se tornou uma forma incrível de produzir conteúdos profundos, criativos e relevantes para prender ao máximo a atenção do consumidor e criar engajamento, uma vez que a plataforma permite comentários, curtidas e compartilhamentos dos vídeos publicados. 

9. Engajamento do público

O engajamento se refere ao quanto os seguidores interagem com o conteúdo disponibilizado no perfil. No caso do Instagram, além do seguidor conseguir interagir através de comentários, curtidas, mensagens diretas e enquetes no stories, também é possível fazer compartilhamentos e salvar as publicações mais interessantes. 

Com tantas opções de interação, os seguidores tendem a ser mais engajados. Se a marca focar em manter uma boa taxa de respostas, com nível de engajamento e monitoramento, o alcance e interação com usuários pode se tornar ainda maior. Isso se deve ao fato do Instagram poder ser utilizado de diferentes formas, uma vez que a plataforma permite conquistar clientes, além de nutri-los e educá-los com os mais diversos tipos de conteúdos, como vídeos de IGTVs, publicações direcionadas, stories e lives.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email