CARREIRA

Como usar o Facebook em prol do seu negócio

Já há alguns anos, o Facebook é tido como a principal rede social do mundo. O título não é à toa, já que a plataforma conta com mais de 2 bilhões de usuários, sendo o Brasil o terceiro país com mais pessoas cadastradas (cerca de 130 milhões). Além disso, existem outras ferramentas agregadas que contam com números também significativos, como é o caso do Instagram e do Whatsapp. Sabendo disso, é imprescindível que uma empresa entenda como a rede funciona e como ela pode ser uma oportunidade de negócio.

Leia também: Redes e mídias sociais: quando usar cada termo?

No Google, quando uma empresa aparece é sinal que as pessoas estavam buscando por ela. Porém, no Facebook e Instagram, a empresa só vai aparecer para os usuários com base nos interesses dele. Isso quer dizer que para o público notar sua presença no meio digital é preciso ter algo diferente do que apenas ‘postagens”, já que a concorrência por atenção nesse ambiente é muito grande.  

Primeiramente, é preciso saber que não existe uma fórmula mágica para se ter bons resultados. Por se tratar de uma rede social com inúmeras pessoas e negócios, existem diferentes maneiras de uma empresa ser afetada pela relação com o usuário. Entre os termos mais usados para diferenciar os resultados obtidos na rede social estão: alcance, interação e conversão.

No caso do alcance, o resultado se mostra da maneira mais básica, sendo refletido na percepção do usuário. Isso significa que a marca passou a ser conhecida por algum novo cliente, algo que têm um valor inestimável, mesmo que não reflita em um negócio imediato. 

O próximo é a interação, que por sua vez se caracteriza pela relação com o usuário. Seja por meio de um compartilhamento, curtida ou mensagem, há uma sinalização clara de que os negócios estão engajando o público.

Por último e mais importante, existe a conversão. Nessa etapa, enfim o negócio é fechado e o cliente passa pelo processo de fidelização, assim confiando em sua empresa e recomendado para demais usuários.

Para atingir o público, antes é preciso saber qual estratégia adotar

Agora que você conhece os diferentes resultados que podem ser obtidos no Facebook, é chegado um dos momentos mais importantes: a criação da estratégia. De maneira básica, existem duas formas de alcance, o orgânico e o pago.

No caso do alcance orgânico, o processo ocorre de maneira natural, o que significa que basta postar algo e aguardar a interação com o público. Esse tipo de estratégia, apesar de mais econômica, conta com algumas desvantagens. A principal delas é o fato do Facebook não entregar o conteúdo para todos os seus clientes, mesmo que esses estejam seguindo a sua página. Por conta disso, além dos usuários já fidelizados, você pode perder a interação também com novos clientes.

Já em relação ao alcance pago, a distribuição do conteúdo ocorre com a ajuda de ferramentas disponibilizadas pelo próprio Facebook. Por meio de um investimento, a rede social fica responsável por levar o seu post para uma quantidade de usuários que possivelmente terão interesse. Esse tipo de estratégia é amplamente utilizada e incentivada pela própria rede social por ser uma das principais fontes de receita da plataforma.

Seja qual for a estratégia adotada, o importante é conhecer o seu público. Isso significa apostar em conteúdos que os usuários queiram ver. Por tanto, não deixe de tentar diferentes formatos, seja imagem, vídeo ou texto. Depois de medir os resultados de cada tipo de abordagem, é possível definir com exatidão qual será o modo de atuação da sua empresa.

Leia também: Saiba como usar o tráfego orgânico para gerar acessos ao seu site

Facebook conta com ferramentas para otimizar ainda mais os seus negócios

Além da possibilidade de pagar para melhorar o seu alcance, o Facebook também conta com outras ferramentas para potencializar esse objetivo. Dentre essas opções está o botão “impulsionar”, uma ação que pode ser acionada para alcançar mais pessoas de maneira rápida.

Essa solução é mais indicada para empresas que buscam atingir usuários já definidos, sejam eles de determinada faixa etária, localização, gênero ou interesse. Sendo assim, é extremamente importante saber qual público quer atingir.

Agora, caso precise de ainda mais ferramentas, o Facebook conta com o “Gerenciador de Negócios”. Nesse caso, a solução é mais completa, possuindo opções que permitem um controle maior sobre as postagens. Além de facilitar a criação de diferentes anúncios, o gerenciador possibilita que eles sejam mostrados em outros locais além da timeline do usuário, como na barra lateral, e ainda permite a avaliação precisa dos resultados de cada conteúdo. 

Sendo assim, fica claro que ferramentas não faltam no Facebook. O importante é conhecê-las de perto, testar abordagens e, com isso, conhecer o seu público e atingi-lo. 

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