A estratégia central do Branded Content consiste em transformar a marca em conteúdo, experiência e envolvimento emocional.
Os consumidores querem descansar, além de obter entretenimento, informação e aprendizagem. E é exatamente isso que faz o Branded Content ao produzir um discurso publicitário a partir de outras linguagens, como a literatura, o jornalismo, a música e o cinema. Assim, ele cria um espaço de verdade onde a marca, naturalmente, se manifesta.
O Branded Content, quando é desenvolvido para televisão ou para o cinema, parece explicitar a maturidade do tie in, também conhecido como merchandising editorial. É quase uma evolução, que não o substitui.Trata-se de uma nova fórmula para as tradicionais exposições de produto.
Dessa forma, o Branded Content deve trazer o DNA da marca e estar alinhado a seus propósitos e objetivos de negócio. É importante que esse material seja desenvolvido de forma direcionada, com fundamento, informação, dados – assim ele será ainda mais aceito pelo público, que compreenderá que aquela é uma experiência pensada para ele.
Os conteúdos podem ser produzidos em linguagem de teatro, cinema, literatura, quadrinhos, música, arquitetura e artes plásticas. Independentemente da forma, o que interessa neste caso é criá-los (e como) para as marcas.