O Chatbot é um software de Inteligência Artificial (IA), que simula uma interação humana de forma tão natural quanto você imagina, atendendo suas necessidades de maneira rápida e assertiva. O chatbot pode ser usado para vender, tirar dúvidas sobre seus produtos e serviços, captar informações ou, até mesmo, identificar em qual estágio do funil o Lead está.
Atualmente, é possível criar chatbots integrados a plataformas como: WhatsApp; Facebook; Messenger; Telegram; sites em geral; sistemas de call center; e lojas virtuais.
O objetivo dos chatbots é permitir que o trabalho de atendimento seja escalonável e contribua com a experiência do cliente.
Todo chatbot é formado por 3 elementos
– Canal: o local onde a conversa vai acontecer — WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram etc.
– Conteúdo: os recursos utilizados na conversa, como texto, emojis e arquivos de mídia.
– Software: o programa que dita as regras da conversa.
Um chatbot não precisa ser construído apenas com IA. Ele pode funcionar de três maneiras distintas:
– Chatbot baseado em regras: aceita apenas respostas pré-determinadas;
– Chatbot com NLP (Natural Language Processing): usa a Inteligência Artificial para aprender a partir das respostas dos usuários;
– Chatbot híbrido: mistura de regras com NLP.
Muitas pessoas ainda se perguntas se os chatbots vão substituir os humanos. A resposta é não! Eles não devem substituir pessoas. Na verdade, eles devem (e vão) ajudá-las a fazerem o que elas fazem melhor: pensar. Os chatbots vieram para ajudar no atendimento e no marketing.
Uma pesquisa realizada pela Salesforce apontou que 80% dos clientes acreditam que a experiência que vivem com uma empresa é tão importante quanto seus produtos e serviços.
Os chatbots para empresas são formas de melhorar essa experiência e oferecer atendimento e soluções rápidas para necessidades e problemas de consumidores e prospects. Além disso, uma empresa pode se beneficiar de diferentes maneiras, ao adotar os bots em seus setores.