Categorias
Não categorizado

Confira 10 tendências tendências do Marketing Digital que a sua marca deve se atentar em 2020

Ao contrário de algumas áreas que levam anos e anos para consolidar tendências, o marketing digital é uma daquelas em que é preciso ficar atento às inovações tecnológicas sempre. Caso contrário, as marcas são facilmente deixadas para trás e se tornam menos competitivas. Por isso, listamos algumas das mídias e plataformas para as quais a sua marca deve se atentar mais em 2020, para seguir as tendências do Marketing Digital.

Leia também: Saiba por que é importante investir em uma estratégia de Marketing Digital, como o SEO

Não ignore o Instagram

Sendo atualmente uma das redes sociais com maior retenção no Brasil, o Instagram é uma plataforma que tem uma proposta muito interessante de aproximação com o público, tendo assim um grande potencial para captar novos clientes e passar diariamente os valores da marca por meio de conteúdos. Além disso, é previsto que recursos de Google Ads e outros migrem para a publicidade do Instagram, deixando assim o terreno da plataforma ainda mais fértil para o marketing de conteúdo.

Redes sociais mais reais

Até alguns anos atrás era muito comum as marcas se preocuparem com a construção de feeds milimetricamente impecáveis. No entanto, o que as agências têm observado é que o público interage melhor com as publicações mais próximas com a de pessoas comuns, isto é, sem corporativismo ou usos de layouts super elaborados. Assim, uma tendência que pode ser observada neste ano do Marketing Digital é o crescimento de postagens com teor descontraído em tempo real, resultando assim em uma maior identificação do público com a marca.

Mais interação nas suas redes sociais

Aproveitando esse gancho do estreitamento de relação com o público, utilize também as publicações das redes sociais para convidar seus seguidores a comentar, assim a marca pode ter mais sucesso nas redes sociais e chegar a mais pessoas de maneira orgânica, isto é, sem o patrocínio de anúncios. Se no Facebook você pode fazer posts para gerar comentários e as mais diversas reações, no Instagram, estimule as pessoas a salvar seus posts.

Porém, não esqueça dos Stories, nessa ferramenta, os usuários podem reagir aos seus conteúdos, seja de cunho mais descontraído ou sério.

WhatsApp Business

Na última semana publicamos um artigo falando sobre como usar o WhatsApp Business. Uma das vantagens citadas dessa mídia é que ela pode chegar a um grande número de pessoas, visto que é uma das plataformas com mais usuários ativos do Brasil. Por isso, é fundamental aproveitar esse aplicativo para colocar a sua lista de produtos ou serviços e se comunicar diretamente com os clientes.

Leia também: Prático e dinâmico: veja como usar o Whatsapp Business e otimizar a comunicação da sua empresa

Dê uma chance para o LinkedIn

Antes de começar a investir conteúdo no LinkedIn, é preciso saber se o seu público utiliza ou não a plataforma. Sendo mais recomendada para B2B, profissionais corporativos e do RH, um recurso que vale ser observado nos próximos meses é a possibilidade de live que a plataforma está desenvolvendo. Assim, será possível produzir conteúdos densos de forma muito mais dinâmica e eficaz.

Siga a Alliance Comunicação no LinkedIn, clique aqui!

Do Google para as redes sociais

Ainda falando sobre redes sociais, em 2020 deve chegar um recurso que vai animar os social medias. Isso porque, está prevista a incorporação de conteúdo gerado nas redes sociais nos resultados do Google. Ou seja, as postagens realizadas em plataformas, como o Facebook e o Instagram, poderão atingir um público para além dos seus, respectivos, usuários e potencializar assim o rankeamento de marcas que já têm um histórico de produção de conteúdo em blogs, por exemplo.

Mais mídias para os blogs

Os blogs são uma das principais ferramentas do marketing de conteúdo. No entanto, além de ajudarem no rankeamento orgânico do site, de médio e a longo prazo, esses conteúdos tendem a ganhar um novo adereço, o texto em áudio. O recurso também tem como vantagem a democratização do material, já que pessoas surdas ou com outras limitações terão acesso ao que está sendo abordado de maneira eficiente.

Podcasts também estão entre as tendências do Marketing Digital

Dando continuidade ao assunto áudio, é impossível não falar sobre o fenômeno dos podcasts. De acordo com um levantamento do Spotify feito no final de 2019, o consumo desse modelo de conteúdo cresce 21% ao mês desde janeiro de 2018.

Uma das principais vantagens dessa mídia é que ela pode ser consumida pelo público durante o horário de trabalho, na academia ou na realização de outra tarefa mecânica. Dessa forma, o podcast pode captar outros grupos e, consequentemente, conquistar novos clientes que compartilham de suas ideias.

Proteção de dados

A Lei Geral de Proteção de Dados deve entrar em vigor neste ano. Com isso, esse é um momento fundamental para conversar com os clientes sobre a questão do uso de seus, respectivos, dados. A ideia é que as empresas informem, de maneira transparente, seus clientes sobre o que será feito com as informações fornecidas e deixem a opção de descadastramento sempre em aberto.

Olimpíadas de 2020 no Japão

Hoje em dia, além de um grande acontecimento, os eventos esportivos são o momento de ver diversas ideias em ação. Com isso, é bem bacana que as marcas fiquem de olho nas tendências das Olimpíadas do Japão, que deverão lançar tendências nas artes digitais, automação e tudo mais que pode ser usado como estratégia de marketing digital.

Categorias
Não categorizado

Prático e dinâmico: veja como usar o WhatsApp Business e otimizar a comunicação da sua empresa

Nessa quarta-feira (12), o WhatsApp anunciou que chegou a marca de 2 bilhões de usuários em todo o mundo. Porém, o alto volume de adesão da plataforma não é um fenômeno apenas internacional. Em 2018, a Folha de S.Paulo divulgou um número apontando que o Brasil tinha pelo menos 120 milhões de usuários ativos. Com base nessa realidade, que tem mudado a forma de comunicar nos últimos anos, muitas empresas têm visto no aplicativo uma oportunidade para se comunicar melhor com o público. Embora tenha sido lançado há dois anos no Brasil, muitos ainda se perguntam como usar o WhatsApp Business e quais as suas vantagens. Confira o nosso conteúdo de hoje e entenda.

Leia também: Conheça as mudanças no Facebook Messenger que valerão a partir de março para as páginas comerciais

Assim como a versão convencional do aplicativo, ao abrir o WhatsApp Business pela primeira vez será necessário informar o número de celular que você deseja usar para gerenciar o novo perfil. Com isso, o usuário pode facilmente escolher um chip à parte, para fazer a separação completa da conta pessoal da profissional.

Após isso, é preciso configurar as informações desse novo perfil, o que inclui o nome da empresa que aparecerá para os clientes e a seleção da categoria a qual pertence (automotivo, entretenimento, beleza, spa e salão, entre outros). Assim, o WhatsApp Business já estará pronto para ser usado.

Como usar o WhatsApp Business? Plataforma oferece funções mais refinadas

Ao adentrar no menu Ajustes da empresa, o usuário pode encontrar funções que ajudam ainda mais, como a possibilidade da criação de um catálogo de produtos com descrição, preço e imagem. Já na opção Etiquetas, é possível gerenciar a situação de cada cliente, usando marcadores, como “pedido finalizado” ou “pagamento pendente”.

Outra opção bastante útil é a geração de uma URL curta do WhatsApp Business para colocar no seu site. Ao clicar nela, o cliente é automaticamente direcionado para a janela de conversa da plataforma, não precisando assim adicionar o número de contato da empresa no celular para então fazer o contato.

Tempo de resposta mais aprimorado

Como uma importante ferramenta de atendimento ao cliente (SAC), é fundamental responder com um tempo razoável, para o cliente não se sentir ignorado. Dessa forma, o perfil profissional pode padronizar uma mensagem de saudação ou de ausência, que poderá ser enviada até mesmo fora do horário do expediente.

Além disso, há também a opção de formular respostas rápidas, que poderão ser enviadas por meio de simples atalhos na tela. Assim, é possível responder de maneira bem prática o preço de um serviço ou informar o horário de atendimento do estabelecimento, por exemplo.