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Entenda como o Youtube pode ajudar nos negócios da sua empresa

Apesar de não se tratar de uma rede social, o Youtube está repleto de usuários que de certa forma acabam interagindo por meio de comentários. No entanto, tão importante quanto esse aspecto está o fato dos usuários serem fiéis aos produtores de conteúdo. Isso não é à toa, uma vez que o vídeo apresenta tal benefício, sendo aplicado em diversas outras redes justamente por conta dessa capacidade de engajamento.

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Por se tratar de um tipo de mídia que possibilita mais inventividades do que as demais, como textos e fotos, o vídeo pode ser encarado como um método eficaz de proporcionar maior conexão humana. Ao colocar o rosto de alguém em foco, seja para explicar ou apresentar algo, é possível captar a atenção e simpatia de quem assiste. Desse modo, é criada uma sensação de veracidade, já que a interação se assemelha há um bate-papo entre amigos.

Youtube: vídeos são capazes de gerar maior entendimento sobre o seu negócio

Quando lidamos com algum outro tipo de mídia, como o texto, estamos sujeitos à interpretações equivocadas ou até mesmo interrupções que podem dificultar o entendimento do assunto. Já com o vídeo, esses problemas podem ser evitados adotando uma linguagem didática e de fácil compreensão, onde as informações não se percam pelo caminho.

Para se ter uma ideia da força dos vídeos, de acordo com a Brightcove (empresa responsável por desenvolver plataformas de vídeo), a mídia pode gerar mais de 1200% de engajamento do que outros materiais contendo o mesmo assunto.

Pode parecer assustador, mas é possível entender esses números a partir do apreço do público por conteúdos produzidos em vídeo.

Público procura cada vez mais por conteúdos em vídeo, principalmente no Youtube

Para quem está habituado com o Youtube, certamente já se deparou com uma série de vídeos com tutoriais dos mais diversos segmentos – indo desde conserto de objetos simples até instalação de eletrodomésticos – tornando a plataforma um local repleto de informações das mais variadas.

De acordo com pesquisa “Estatísticas de Marketing de Vídeo 2020” realizada pela Wyzowl (criadora de vídeos explicativos), cerca de 66% dos usuários preferem ver um vídeo do que ler um texto. Além disso, o estudo ainda aponta que as pessoas assistem uma média de 16 horas de vídeos por semana.

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Mais importante do que vender, é preciso oferecer conteúdos

O interesse do público pela plataforma já está mais do que provado. No entanto, apenas isso não é garantia de sucesso. O importante é saber como alcançar os usuários.

Diferente das demais plataformas, como o Facebook e o Instagram, o Youtube necessita de uma abordagem diferenciada. Isso significa que a venda não deve ser o seu foco principal, mas sim o conteúdo. Para isso, é necessário criar uma estratégia que consiga cativar o público ao mesmo tempo que gera interesse pelo produto anunciado.

Um exemplo prático desse tipo de abordagem é o tipo de conteúdo criado por editoras. Ao invés de simplesmente anunciar o seu lançamento, as empresas optam por criar um conteúdo sobre o assunto. Para isso, é possível desenvolver um vídeo que apresenta a história, a vida do autor, a importância daquela publicação e como influenciou outras obras. Desse modo, o usuário passa a ter mais informações gerando interesse e resultando em uma compra. Além disso, a qualidade do conteúdo pode instigar a fidelização.

A partir dessa fidelização, há criação de volume que, por sua vez, faz com que o Youtube identifique uma empresa como referência em determinado tema. A partir disso, o conteúdo passa a ser recomendado para novos usuários, sendo esse o resultado mais esperado de todo o esforço depositado na plataforma. No entanto, cabe ressaltar que, assim como ocorre nas outras redes, é preciso que a empresa seja consistente e não deixe de investir no conteúdo para que os frutos possam ser colhidos no futuro.

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  9. Como tornar a tecnologia mais pessoal, social e experimental
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  15. Marketing de conteúdo para curiosidade pela marca
  16. Marketing de engajamento para afinidade com a marca
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  18. Marketing preditivo – Como antecipar as demandas do mercado com ações proativas
  19. Marketing contextual – Como criar uma experiência personalizada de percepção-e-resposta
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