Entenda como o Youtube pode ajudar nos negócios da sua empresa

Apesar de não se tratar de uma rede social, o Youtube está repleto de usuários que de certa forma acabam interagindo por meio de comentários. No entanto, tão importante quanto esse aspecto está o fato dos usuários serem fiéis aos produtores de conteúdo. Isso não é à toa, uma vez que o vídeo apresenta tal benefício, sendo aplicado em diversas outras redes justamente por conta dessa capacidade de engajamento.

Leia também: COMO CRIAR UM PERFIL RELEVANTE PARA SUA EMPRESA NO INSTAGRAM

Por se tratar de um tipo de mídia que possibilita mais inventividades do que as demais, como textos e fotos, o vídeo pode ser encarado como um método eficaz de proporcionar maior conexão humana. Ao colocar o rosto de alguém em foco, seja para explicar ou apresentar algo, é possível captar a atenção e simpatia de quem assiste. Desse modo, é criada uma sensação de veracidade, já que a interação se assemelha há um bate-papo entre amigos.

Youtube: vídeos são capazes de gerar maior entendimento sobre o seu negócio

Quando lidamos com algum outro tipo de mídia, como o texto, estamos sujeitos à interpretações equivocadas ou até mesmo interrupções que podem dificultar o entendimento do assunto. Já com o vídeo, esses problemas podem ser evitados adotando uma linguagem didática e de fácil compreensão, onde as informações não se percam pelo caminho.

Para se ter uma ideia da força dos vídeos, de acordo com a Brightcove (empresa responsável por desenvolver plataformas de vídeo), a mídia pode gerar mais de 1200% de engajamento do que outros materiais contendo o mesmo assunto.

Pode parecer assustador, mas é possível entender esses números a partir do apreço do público por conteúdos produzidos em vídeo.

Público procura cada vez mais por conteúdos em vídeo, principalmente no Youtube

Para quem está habituado com o Youtube, certamente já se deparou com uma série de vídeos com tutoriais dos mais diversos segmentos – indo desde conserto de objetos simples até instalação de eletrodomésticos – tornando a plataforma um local repleto de informações das mais variadas.

De acordo com pesquisa “Estatísticas de Marketing de Vídeo 2020” realizada pela Wyzowl (criadora de vídeos explicativos), cerca de 66% dos usuários preferem ver um vídeo do que ler um texto. Além disso, o estudo ainda aponta que as pessoas assistem uma média de 16 horas de vídeos por semana.

Leia também: COMO USAR O FACEBOOK EM PROL DO SEU NEGÓCIO

Mais importante do que vender, é preciso oferecer conteúdos

O interesse do público pela plataforma já está mais do que provado. No entanto, apenas isso não é garantia de sucesso. O importante é saber como alcançar os usuários.

Diferente das demais plataformas, como o Facebook e o Instagram, o Youtube necessita de uma abordagem diferenciada. Isso significa que a venda não deve ser o seu foco principal, mas sim o conteúdo. Para isso, é necessário criar uma estratégia que consiga cativar o público ao mesmo tempo que gera interesse pelo produto anunciado.

Um exemplo prático desse tipo de abordagem é o tipo de conteúdo criado por editoras. Ao invés de simplesmente anunciar o seu lançamento, as empresas optam por criar um conteúdo sobre o assunto. Para isso, é possível desenvolver um vídeo que apresenta a história, a vida do autor, a importância daquela publicação e como influenciou outras obras. Desse modo, o usuário passa a ter mais informações gerando interesse e resultando em uma compra. Além disso, a qualidade do conteúdo pode instigar a fidelização.

A partir dessa fidelização, há criação de volume que, por sua vez, faz com que o Youtube identifique uma empresa como referência em determinado tema. A partir disso, o conteúdo passa a ser recomendado para novos usuários, sendo esse o resultado mais esperado de todo o esforço depositado na plataforma. No entanto, cabe ressaltar que, assim como ocorre nas outras redes, é preciso que a empresa seja consistente e não deixe de investir no conteúdo para que os frutos possam ser colhidos no futuro.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email