Como vender pelo WhatsApp: confira 10 dicas para a sua empresa!

Você ainda não sabe como vender pelo WhatsApp? Então vem entender os benefícios para o seu negócio e conferir algumas dicas!

O aplicativo do WhatsApp, segundo dados divulgados pelo Facebook, é a terceira rede social mais usada no mundo e conta com cerca de 2 bilhões de usuários ativos. Ao mesmo tempo em que a sua adesão aumentou entre as pessoas, a rede também passou a se tornar uma das principais ferramentas de venda. 

O Brasil possui 108,4 milhões de usuários ativos. Destes, 5 milhões de contas são do WhatsApp Business. Sendo assim, diariamente, 95% das pessoas utilizam a rede social e, 80% das empresas, também, já estão por dentro desta plataforma. 

Por ser conhecido como um aplicativo de fácil comunicação entre as pessoas, as empresas começaram a aderir o WhatsApp para se comunicarem de uma maneira mais pessoal com os clientes. As trocas de mensagens são instantâneas e o vendedor se coloca à disposição do cliente para esclarecer todas as dúvidas, realizar chamadas de voz ou vídeo e, até mesmo, fazer negociações. 

Vender pelo WhatsApp: B2B e B2C

É importante ter em mente que existem diferentes tipos de consumidores e cada um demanda uma abordagem diferente. Afinal, estamos falando de personas diferentes. A estratégia usada para B2B não será a mesma para B2C. 

No caso de B2B, o público alvo são as empresas. Para estes consumidores, as vendas são segmentadas, focadas nos desejos e necessidades dos clientes. Sendo assim, gostam de soluções duradouras e, para fechar o negócio, é necessário mostrar toda a estrutura que a sua empresa oferece para atendê-los por um longo período de tempo. 

Já a B2C é uma venda realizada em contato direto com a pessoa física e a estratégia da sua empresa deve estar voltada na interação com o consumidor. Como o perfil deste cliente muda constantemente e varia pela qualidade e preço do produto, optar por personalizar o atendimento e enviar campanhas e descontos, faz com que ele se atraia com mais facilidade. 

Leia também: Segundo estudo, 92% dos brasileiros consultam preços antes de comprar na Black Friday

Confira 10 dicas de como vender pelo WhatsApp:

1 – Use o WhatsApp Business. Esta é a melhor solução para não misturar o pessoal com o profissional, pois é uma plataforma especialmente desenvolvida para empresas pequenas, médias ou grandes.  

O WhatsApp Business facilita a comunicação ao oferecer recursos de mensagens pré-prontas ativadas por um comando; gera uma quantidade importante de dados, que podem ser metrificados e utilizados na gestão comercial, como a velocidade do primeiro contato, tempo médio de resposta, volume de atendimentos por dia, entre outros benefícios que valem a pena ser explorados. 

2 – Utilize listas de transmissão. Elas foram criadas para facilitar ainda mais a comunicação com o público-alvo das empresas. Ao mesmo tempo, utilizar esse recurso evita a criação dos grupos do WhatsApp, que muitas vezes são incômodos para as pessoas. 

Tratar os clientes de forma individual, abrindo espaço para uma comunicação mais clara e direta, é a melhor opção!

3 – Crie mensagens automáticas. Para tornar mais prática a comunicação com os seus clientes, você pode cadastrar 3 tipos diferentes de mensagens para serem enviadas automaticamente. 

Mensagem de saudação: para dar boas-vindas ao cliente.

Mensagem de ausência: serve para quando você não estiver disponível para atender seu cliente.

Respostas rápidas: ao selecionar as mensagens que mais recebe de clientes, você pode criar mensagens automáticas. Assim, é possível resolver problemas e responder dúvidas instantemente. 

4 – Utilize número profissional. O número utilizado na ferramenta WhatsApp Business deve ser de uso exclusivo profissional, pois passa uma postura bem vista para os clientes e ajuda a ter controle sobre o seu horário de trabalho. 

5 – Compartilhe informações importantes pelo status do WhatsApp. Utilizar este recurso para divulgar informações de destaque para a sua rede de contatos pode ser extremamente benéfico. Além disso, por ficar disponível apenas por 24h, é interessante usá-lo para publicar promoções limitadas.

Leia também: Veja 7 passos para fazer uma transformação digital na sua empresa

6 – Crie link do WhatsApp. O link é uma maneira mais atrativa e fácil de as pessoas entrarem em contato com a sua empresa, pois é um recurso rápido e prático. Em vez de digitar os números, entrar pelo link evita erros de digitação e faz com que o cliente já caia diretamente na conversa.

7 – Envie promoções e descontos para prospects. Além de oferecer conteúdos relevantes relacionados aos seus produtos e/ou serviços para o seu cliente, enviar promoções e descontos também é uma boa alternativa para atrair a sua atenção!

8 –  Aplique o funil de vendas. Criar um cronograma e se organizar para enviar mensagens diferentes aos clientes que se encontram em etapas diferentes, é essencial para abordar cada um da maneira mais adequada. 

Criar listas de transmissão de acordo com cada categoria de produto que a sua empresa trabalha, também é benéfico para a aproximação do público-alvo. 

9 – Siga o script de como vender pelo WhatsApp.  Apresente-se, entenda o cliente e marque uma reunião. Estes são os 3 passos essenciais do processo de vendas. Além disso, não se pode esquecer que mesmo após a venda, o contato deve ser mantido!

10 – Treine a equipe para o novo canal.  Por mensagem, é preciso ter cuidado com o tom e com a clareza das informações. Mecanizar o atendimento não é a melhor opção, afinal afasta o contato direto com o cliente e dificulta a comunicação. É importante ensinar e habituar a equipe a esse novo formato de abordagem e condução de negociações.  

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email