Segundo estudo, 92% dos brasileiros consultam preços antes de comprar na Black Friday

A Black Friday, uma das principais datas para o varejo online e offline, acontecerá este ano no dia 26 de novembro. É um momento muito aguardado pelos consumidores que buscam por preços menores. Segundo estudo, 92% dos brasileiros começam a pesquisar por preços de serviços e produtos meses antes da data. 

Para 57% dos participantes do estudo, a pesquisa prévia ocorre 2 meses ou mais em 57% dos casos, e um mês antes para outros 21%. Esse hábito indica que, a maioria dos brasileiros tem medo de ser enganado pela “black-fraude”. 

O levantamento realizado pela unidade de pesquisa da área de publicidade do UOL, também constatou que, além do preço, os principais fatores que influenciam uma compra online são: prazo de entrega (29%), valor do frete ou frete grátis (55%), facilidade no pagamento (24%), credibilidade ou segurança do aplicativo ou site (27%), cashback (25%) e facilidade no pagamento (24%). 

Leia também: Veja 7 passos para fazer uma transformação digital na sua empresa

Black Friday e as compras online

O e-commerce foi um dos setores que mais apresentou alta durante a pandemia. Em relação a 2019, o varejo cresceu 75%. Portanto, a venda online não era novidade antes do isolamento social, uma vez que 74% dos brasileiros já preferiam comprar online. Mas seu hábito foi ainda mais impulsionado com a Covid-19. 

Entre os que pretendem comprar na Black Friday, 47% o farão apenas pela internet, 15% irão até as lojas físicas e 38% afirmam que irão usar ambas as lojas virtual e física. 

A pesquisa, elaborada entre os dias 10 e 14 de junho de 2021, registrou que, 53% dos participantes aumentaram a regularidade das compras digitais em relação ao período anterior à março de 2020. Além disso, 73% dos questionados afirmaram que pretendem manter a atual frequência de compras pela internet. 

No ano passado, o dia da Black Friday contabilizou R$3,86 bilhões de faturamento total, segundo levantamento realizado pela Neotrust/Compre&Confie. Já a pesquisa da Offerwise mostra que a intenção de compras este ano será 29% maior.

Leia também: Relatórios de sustentabilidade ganham importância nas empresas

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email