Veja 7 passos para fazer uma transformação digital na sua empresa

A transformação digital é um processo de mudança e melhoria de desempenho em que as empresas utilizam tecnologias inovadoras para ampliar alcance, otimizar resultados e aprimorar ainda mais a experiência do cliente. Além disso, a empresa obtém vantagens competitivas no mercado. Foi a partir da digitalização que as empresas viram que era possível utilizar novos dados no sistema. Diante desse cenário, é preciso que as organizações se adaptem e procurem se manter ainda mais competitivas, visto que novas tecnologias não param de surgir. Aderir à transformação digital proporciona uma mudança estrutural, que requer novos conceitos e uma nova ordem. 

Em 2020, a pandemia causou intensas mudanças na sociedade. Muitas companhias se viram ameaçadas e precisaram aderir aos novos mecanismos competitivos do mercado. Diversas empresas ao redor do mundo foram então impulsionadas a adotar e acelerar o processo de transformação digital. 

No Brasil, cerca de 87,5% das empresas realizaram alguma iniciativa voltada à transformação digital. E, de acordo com o Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020, 95% das empresas brasileiras estão enfrentando barreiras e desafios para avançar em seus processos de digitalização. 

Confira 7 dicas para começar uma transformação digital em sua empresa

  1. Inicialmente, é preciso entender que aderir à transformação digital em sua empresa é uma questão de sobrevivência no mercado. E essa mudança vai além da tecnologia.
  2. Reveja o propósito da sua empresa e a razão de sua existência. Essa etapa irá te ajudar na organização de metas e na hora de montar a sua estratégia.
  3. Avalie os processos da sua empresa e veja quais são capazes de passar por mudanças tecnológicas.
  4. Comece a transformação. Durante este processo, tenha em mente onde a sua empresa quer chegar e, como é possível promover uma mudança a partir do aprimoramento da infraestrutura, aumento de produtividade, experiência do cliente, redução de custos e novas parcerias. 
  5. Agora é a hora de saber quais são os recursos tecnológicos disponíveis no mercado e quais vão se encaixar melhor dentro do propósito de sua empresa. Selecione ferramentas que possam agregar valor em curto ou médio prazo e invista em treinamentos para novas competências. 
  6. Outro passo importante é gerenciar todas as tomadas de decisões a fim de orientar os rumos das empresas nos diversos segmentos.
  7. Procure consultorias especializadas para te ajudar nessa transição e para garantir o sucesso da sua transformação digital, como a Alliance Comunicação, que trabalha com uma equipe especializada para posicionar cada empresa positivamente no ambiente digital.

Leia também: Com mais de 5o milhões de usuários, Brasil é a quarta maior comunidade no LinkedIn

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email