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Prova Social: entenda a importância desta estratégia para sua empresa

Certamente, você já teve contato com avaliações de clientes antes de efetuar uma compra online. A opinião de outras pessoas sobre um produto ou serviço tem uma influência significativa. É exatamente sobre esse assunto que abordaremos aqui.

Gostaria de saber mais sobre o conceito de prova social e como aproveitá-la para impulsionar suas vendas? Continue lendo este artigo!

O que é prova social?

De acordo com um estudo realizado pela Serasa Experian, até março de 2022, foram registradas 389.788 tentativas de fraude no Brasil. Comparado ao mesmo período do ano anterior, esse número representa um aumento de 18,9% nos casos relatados.

Podemos dizer que, a cada 7 segundos, uma pessoa é vítima de golpes no país. Isso significa que a pesquisa prévia antes de efetuar uma compra está se tornando cada vez mais valorizada pelos consumidores.

A prova social tem exatamente o propósito de transmitir segurança para as pessoas interessadas em seu produto, mas que têm alguma hesitação que impede a conclusão da compra. Ao utilizar esse gatilho, você auxilia seus potenciais clientes a agilizar o processo de tomada de decisão, pois eles não precisarão realizar longas buscas por feedbacks sobre seu trabalho.

Mas afinal, o que exatamente é a prova social? Em suma, é o estímulo psicológico em que outras pessoas falam sobre um de seus produtos ou serviços, validando seus benefícios e recomendando sua empresa.

Normalmente, as pessoas ou empresas qualificadas para gerar esse senso de autoridade são especialistas no assunto, indivíduos reconhecidos em seus nichos, influenciadores digitais, entre outros. Afinal, não há opinião melhor do que a de alguém que entende do assunto!

No entanto, também é uma excelente opção usar clientes satisfeitos para falar sobre sua empresa.

A prova social é um fenômeno psicológico em que as pessoas consideram as ações de outras pessoas para tomar suas próprias decisões. Essa percepção ocorre de forma inconsciente, assim como outros gatilhos mentais.

Quando utilizar a prova social?

É importante ter consciência do momento ideal para utilizar esses estímulos. O uso deve ser equilibrado e adequado à jornada do cliente.

A prova social confere mais autoridade à sua marca. Existem diferentes tipos de prova social que você pode utilizar em suas estratégias. Vejamos alguns exemplos:

Ícones: são símbolos que agregam valor à sua marca. Podem ser selos e certificados de reconhecimento de cursos ou ferramentas que sua empresa possui. Também podem ser logomarcas de empresas conhecidas que você atende.

Redes Sociais: são elogios que os clientes fazem por meio das mídias sociais, validando os benefícios do seu trabalho e demonstrando satisfação com os resultados.

Depoimentos: são relatos breves de clientes satisfeitos. Podem ser apresentados em diferentes formatos e reproduzidos em diversos materiais.

Cases de Sucesso: são apresentações mais aprofundadas sobre os benefícios alcançados por um cliente. Trata-se da divulgação de uma história de sucesso que deve destacar a evolução do trabalho por meio de dados concretos.

Dados e números: como dizem por aí, “contra fatos não há argumentos”! Os dados fornecem comprovações incontestáveis, que valem mais do que muitas palavras. Também podem ser apresentados em diversos materiais.

O estímulo da prova social pode ajudar sua empresa a aumentar as vendas, conferindo maior autoridade e aceitação entre seus leads e clientes. Além disso, promove a aceleração do processo de compra.

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