Instagram Shopping: conheça as funções do novo recurso da rede social

As redes sociais, especialmente o Instagram, sempre foram locais que serviam como inspiração para os usuários sobre diferentes assuntos, indo desde as tendências da moda até viagens e decoração. Pensando nisso, o Instagram decidiu unir a necessidade das marcas de vender com o desejo do consumidor de comprar em um novo recurso que contribui com a experiência de compra sem sair da plataforma: o Instagram Shopping.

Leia também: Saiba as principais tendências do marketing digital para 2021

O Instagram Shopping é uma ferramenta desenvolvida para permitir que as marcas criem uma vitrine virtual dentro da rede social, onde os seguidores podem ver e comprar produtos sem sair do aplicativo. Com ele é possível que empresas marquem seus produtos nas postagens do feed.

De acordo com o próprio Instagram, a plataforma é um espaço acessado por 70% dos admiradores da moda, para a descoberta de novos produtos. Além disso, 87% dos usuários já realizaram compras inspiradas no conteúdo de algum influenciador.

Quais os recursos disponibilizados no Instagram Shopping?

  • Lojas

A principal maneira de vender pelo Instagram Shopping é criando uma loja online dentro da rede social. Para isso, as marcas precisam cadastrar os produtos que serão mostrados aos seguidores. As lojas ficam acessíveis para os usuários por meio de um botão no perfil da marca ou através da aba “Loja”.

  • Coleções da loja

As coleções são um tipo de álbum que reúne vários produtos, por exemplo, coleção de itens para presentear, coleção de roupas de verão, coleção de produtos para a casa, etc. Há dois lugares onde o comprador pode achar as coleções, na aba loja ou na área de guias dentro do perfil da marca.

  • Etiquetas de preço

As etiquetas de preço podem ser colocadas nos posts do feed ou nos anúncios para que, ao ver o produto na imagem, o usuário já possa saber o preço. Além disso, clicando no preço exibido o seguidor é direcionado para a página de detalhes do produto. 

  • Páginas de detalhe dos produtos

Ao clicar em um produto, o Instagram Shopping oferece uma página com detalhes do item. Por lá, é possível disponibilizar para o usuário uma descrição do produto, tamanhos disponíveis e informação da política de troca e frete.

  • Lançamentos de produto

Neste recurso, a marca pode criar stories para anunciar os próximos lançamentos. Da mesma forma que acontece nos stickers de contagem regressiva, os seguidores poderão definir lembretes para serem avisados sobre a disponibilidade do novo produto. Além disso, ao clicar no sticker de lançamento, é possível ver detalhes do que será vendido.

  • Vendas ao vivo

No Instagram Shopping é possível disponibilizar um produto para compra durante um live. Ele aparecerá logo abaixo dos comentários já com um botão para adicionar o produto ao carrinho.

Leia também: Como criar um Perfil relevante para sua empresa no Instagram

Quais os requisitos para ter acesso ao Instagram Shopping?

Para conseguir vender por meio do Instagram Shopping é necessário seguir algumas regras da rede social: 

  • O seu negócio precisa estar na lista de mercados suportados pela ferramenta;
  • A sua conta no Instagram precisa ser comercial ou de criador de conteúdo;
  • O seu negócio precisa ter um produto elegível pela plataforma;
  • A marca precisa cumprir o Acordo com o Comerciante e as Políticas de Comércio do Facebook;
  • A marca deve ter um domínio de site a partir do qual pretende realizar vendas.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email