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Saiba as principais tendências do marketing digital para 2021

O ano de 2020 foi marcado pelos desafios e oportunidades causadas pela pandemia do novo coronavírus. Por isso, cada vez mais empresas migraram para o universo online, ao mesmo tempo que as estratégias de negócios sofreram ajustes. Com o fim do ano se aproximando, é importante começar a pensar na gestão dos novos projetos e se atentar para as tendências do marketing digital para 2021.

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Essas tendências incluem muitas novidades e maneiras diferentes de lidar com o marketing online, até mesmo em razão das novas tecnologias que surgiram durante a pandemia. Terão mudanças em termos de ferramentas, estratégias, alocação de recursos e até mesmo na maneira como trabalhar algumas ferramentas clássicas. 

Tecnologias ganham destaque entre as tendências do marketing digital para 2021

A transformação digital mudou a forma como as empresas se relacionam com seus clientes e fazem negócios e isso, com certeza, só irá aumentar no próximo ano. Confira as principais tendências de tecnologia para 2021 que sua empresa precisa estar atenta:

1) Retenção aprimorada através da segmentação

Clientes satisfeitos contam aos amigos e fornecem referências para ajudar a aumentar o capital da empresa. Além disso, eles estão propensos a dar um feedback honesto e direto sobre melhorias para a marca. 

Por isso, é extremamente importante mantê-los informados sobre as mudanças organizacionais ou processos através de e-mail marketing ou interação nas redes sociais. Ao reunir dados e segmentar os clientes, a empresa tem a oportunidade de economizar custos ao entregar serviços e produtos. Além disso, é possível direcioná-los de forma mais econômica permitindo aumentar os investimentos em marketing digital. 

2) Google My Business

Manter o Google My Business sempre atualizado ajuda a obter informações importantes sobre horário de funcionamento, localização e serviços. 

Ter uma área de serviço definida geograficamente ajuda a empresa a aparecer nas pesquisas “perto de mim”, isso acontece porque os mecanismos de pesquisa priorizam essas informações nos seus algoritmos.

3) Automatização no Google Ads

Os profissionais encarregados de administrar as campanhas de Google Ads fazem o ajuste constante desses anúncios, palavras-chave e lances para conseguir o máximo do investimento em publicidade, porém, esses ajustes têm custo de horas e taxas de gerenciamento. 

O lance automatizado possibilita que o Google automatize os movimentos anteriores para ajustar os anúncios em tempo real. Embora esses lances não sejam novidades, as melhorias contínuas feitas especialmente em 2019, significa que eles serão uma forte tendência do marketing digital para 2021.

4) Pesquisa Semântica

No futuro, o universo de SEO será desenhado pela forma como as pessoas pesquisam coisas na internet. Embora isso parece algo relativamente simples, está consolidado em algo um pouco mais complexo: a semântica.

A partir de 2021, a pesquisa semântica será a maneira como os mecanismos de pesquisa usarão a imensa variedade de dados disponíveis para determinar a intenção, o contexto e o significado necessário para encontrar o conteúdo mais relevante possível. Em resumo, a pesquisa semântica é como o algoritmo do Google pode usar uma pesquisa incompleta, gramaticalmente incorreta e aparentemente aleatória e achar exatamente o que o usuário está procurando. A pesquisa semântica engloba tanto o UX quanto o SEO.

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5) Automação de marketing

As tendências do marketing digital para 2021 mostram que o próximo ano promete trazer ainda mais tecnologias, como ferramentas que permitirão uma melhor personalização e customização da publicidade. A empresa poderá direcionar as ações ou interesses de um cliente em potencial com mensagens altamente estratégicas, econômicas e personalizadas. 

Considerando o cenário atual onde o tráfego digital aumentou muito desde a implantação do home office, a automação pode ajudar a empresa a vender mais, se relacionar e manter seu cliente fiel. 

6) Chatbots

Os chatbots estão provando ser muito úteis para proporcionar melhores experiências ao cliente e, ao mesmo tempo, oferecer benefícios para as empresas, já que: 

  • Diminuem a pressão sobre a equipe de atendimento ao cliente ao lidar com problemas de solução simples;
  • São ótimos para a geração de leads, ajudando a equipe de vendas a converter com sucesso mais clientes em potencial;
  • Permitem coletar dados de clientes que podem ser analisados ​​para obter insights valiosos sobre o público e o que os motiva;
  • Garantem que a empresa opere 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso é ótimo para clientes que não se enquadram no padrão típico ou clientes que preferem se envolver de uma forma mais flexível;
  • Proporcionam um maior envolvimento do cliente;
  • Promovem economia de custos de longo prazo.

7) Integração online-offline da Experiência do Cliente

Para muitas empresas, a pandemia trouxe a necessidade de aprimorar ou criar sua presença digital como forma de se manter ativa e operante no mercado, mas isso não significa que as lojas físicas chegaram ao fim. Muitos consumidores ainda preferem visualizar e manipular os produtos pessoalmente, antes de tomarem a decisão de compra, por isso, as marcas que atuam nas duas esferas precisam ajustar suas estratégias de marketing para tirar vantagem dessa digitalização em crescimento. 

A aposta para 2021 é a integração entre experiência online e offline, na qual as lojas físicas deixarão de ser somente um lugar para fazer compras, para se tornarem um local onde as marcas podem se envolver com seus clientes e melhorar suas experiências. 

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