CARREIRA

Após três anos, SXSW 2023, um dos maiores eventos de inovação do mundo, volta a ser presencial

O festival anual South by Southwest (SXSW), um dos maiores eventos de inovação do mundo, volta a ser presencial em 2023, já que teve sua edição de 2020 cancelada por conta da pandemia e os encontros de 2021 e 2022 foram totalmente virtuais. A exposição teve início no último dia 10 e vai até dia 19 de março e está acontecendo em Austin (Texas), nos Estados Unidos da América.

São esperados os anúncios de novidades tecnológicas em diversos âmbitos, como filmes, músicas e, principalmente, negócios.

Leia também: Os 70 anos de evolução do Marketing: do 1.0 ao 5.0

Confira 10 marcos históricos que ocorreram desde o primeiro evento realizado: 

  • 1987 – O primeiro SXSW foi realizado em março de 1987 em Austin (Texas), com o objetivo de promover a música local e regional;
  • 1994 – O festival se expandiu para incluir o cinema, adicionando uma competição de filmes independentes;
  • 1995 – Primeira conferência interativa foi adicionada ao festival, explorando temas como tecnologia, mídia e cultura;
  • 2000 – Tornou-se internacional, trazendo bandas e cineastas de todo o mundo;
  • 2004 – O Twitter foi lançado oficialmente durante o SXSW Interactive;
  • 2007 – O SXSW lançou seu aplicativo oficial para dispositivos móveis, tornando-se um dos primeiros eventos a fazer isso;
  • 2009 – O painel do Twitter no SXSW tornou-se lendário depois que o CEO Evan Williams interrompeu a transmissão para mostrar um vídeo de um cachorro brincando com um macaco de pelúcia;
  • 2010 – O SXSW lançou sua primeira competição de startups, a SXSW Accelerator, oferecendo uma oportunidade para startups apresentarem suas ideias a investidores e potenciais parceiros;
  • 2011 – O presidente Barack Obama fez um discurso no SXSW Interactive, tornando-se o primeiro presidente dos EUA a fazê-lo;
  • 2019 – O festival se expandiu ainda mais, incluindo um novo segmento focado em ciência e tecnologia, o SXSW EDU.

Brasileiros fazem parte da maior delegação internacional do evento, de acordo com o Uol

SXSW 2023

Nesta edição, muitos brasileiros estão tendo a oportunidade de participar do encontro.

O Brasil será representado por cerca de 1.900 pessoas do meio corporativo e da publicidade, além de empreendedores e conhecedores do mundo tecnológico, cinematográfico e musical.

Foi contabilizada a presença de 10 empresas do Estado de São Paulo no local. Com auxílio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a imersão no evento tem como objetivo realizar a troca de conhecimento entre empresas do setor, assim incentivando a geração de novos negócios, além de atrair investimentos para a capital paulista.

Leia também: O que as empresas têm a aprender com as novas Inteligências Artificiais (IA): ChatGPT e Bard?

Fique por dentro das inovações da SXSW conosco!

SXSW 2023

“Carro Voador” de empresa com braço nacional é apresentado pela primeira vez fora da Europa! 

Entre as inovações levadas, está a Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, que apresenta um mockup em tamanho real da cabine de seu “carro voador”. Pela primeira vez a ideia está sendo mostrada fora da Europa.

“Meu Casulo de Drywall” é único filme brasileiro no SXSW, em 2023

Escrito e dirigido por Caroline Fioratti, “Meu Casulo de Drywall” é o único filme brasileiro que fará sua estreia no festival de cinema do SXSW na edição. Estrelado por Bella Piero e Maria Luisa Mendonça, o longa que também conta com as participações de Michel Joelsas , Mari Oliveira, Daniel Botelho e Caco Ciocler, mostra a história de um condomínio após a morte de uma jovem durante seu aniversário de 17 anos.

Kombi de volta no continente americano?!

A Volkswagen traz ao público pela segunda vez a sucessora da Kombi, o modelo elétrico ID. Buzz. Em fase de estudo de imersão nos Estados Unidos da América, o carro tem feito cada vez mais sucesso na Europa.

Qué mirá, Bobo? Hay una pelicula ahi?

O diálogo nada agradável de Lionel Messi com Weghorst, após a vitória da seleção argentina diante da Holanda na Copa do Mundo do Qatar, virou uma divertida campanha da Netflix, chamando o chatbot para o WhatsApp de “Bobot”.

A expressão, que pode ser entendida como “o que você está assistindo?” é interpretada pelo robô como um pedido de recomendação de séries e filmes.

Privacidade digital – É possível tê-la?

Em um painel sobre a privacidade digital, os palestrantes responsáveis pelo desenvolvimento da “Aura” afirmaram que, em um futuro próximo, a principal assinatura que terá de ser feita no mundo digital será a da privacidade.

Com diversos crimes digitais ganhando espaço conforme o avanço tecnológico, o embate é duro, mas acredita-se que é possível vencê-lo. Enquanto os serviços como o da “Aura” não chegam ao Brasil aqui vão algumas dicas de segurança digital para você:

  • Não reutilize senhas e nem as anote nos blocos de notas de seu celular;
  • Use a autenticação em duas etapas sempre que possível;
  • Não conte coisas nas redes sociais que possam ser usadas contra você para descobrir senhas;
  • Ensine as crianças desde cedo a não conversarem com estranhos também no mundo digital.

Projeto curitibano leva prêmio de “Melhor Empresa Bootstrap” no SXSW 2023 

O AMA (Agentes do Meio Ambiente) é um projeto paranaense de Curitiba, que tem como objetivo promover a sustentabilidade e o empreendedorismo por meio da tecnologia. A ideia, aplicada na capital catarinense, tem dois aplicativos integrados: um de zeladoria pública, que conta com mais de 600 zeladores ativos e outro de usuários comprometidos com o meio ambiente em suas casas, comunidades e cidades. 

A partir de tarefas definidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os zeladores realizam a atividade nas regiões em que moram, gerando uma renda extra de até R$1,1 mil por mês. 

A empresa foi vencedora na categoria especial Melhor Empresa Bootstrap, que premia startups que ainda não receberam rodadas de investimento. 

“Sabre de luz” na vida real existe! 

Um “Sabre de luz” real foi apresentado durante o SXSW. Além de emitir o característico som da arma da franquia Star Wars, também retrai e expande ao simples acionamento de um botão. No entanto, claro, o equipamento não se trata de uma arma real. É apenas mais um atrativo para a coleção dos fãs de uma das maiores da saga. Você já pensou em ter o seu próprio sabre?

Game brasileiro de realidade virtual é destaque na SXSW

O Yuki, jogo projetado pelo estúdio brasileiro Arvore Immersive está fazendo sucesso no SXSW! Em um salão que promove experiências com realidade aumentada, o game que mistura gêneros bullet hell e roguelike tem sido sucesso ao misturar elementos físicos e digitais para criar a experiência. O objetivo do jogo é atirar nos inimigos, que aparecem por todo o mapa! 

Vitória no Oscar de “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo” é elogiada por Tilda Swinton! 

Em entrevista à Eugene Hernandez, Tilda Swinton elogiou a vitória do longa “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo” no último Oscar. Segundo a atriz, o filme não segue os padrões tradicionais hollywoodianos, sendo um avanço. 

O fim da internet como conhecemos está próximo? Para Amy Webb, sim! 

A futurista e CEO do Future Today Institute, Amy Webb, acredita que a internet que conhecemos atualmente está próxima do fim. Muito conhecida por suas previsões certeiras para o universo tecnológico, Webb destacou os impactos da Inteligência Artificial (IA) generativa, que crescerá nos próximos anos. 

Assim, a CEO afirma que soluções como Midjouney, DALL-E e ChatGPT serão utilizados de forma diária pelos usuários. 

CEO da Patagônia reforça preocupação da empresa com o clima no SXSW

Em entrevista à jornalista Katie Couric, o CEO da Patagônia, Ryan Gellert mostrou preocupação com o clima mundial. Vale lembrar que, em setembro do ano passado, Yvon Chouinard anunciou que doará a empresa, avaliada em mais de R$ 15 bilhões, a um fundo destinado ao combate e reparação às mudanças climáticas. 

Segundo Gellert, receitas e lucros da empresa serão repassados a causa e que isso é fruto de uma preparação começada nos últimos 50 anos. 

Robert Downey Jr. e o combate ao crime virtual! 

O ator mundialmente conhecido por seu papel de Tony Stark na franquia Homem de Ferro, Robert Downey Jr. esteve no SXSW representando a empresa na qual é investidor, a Aura. A startup de segurança cibernética se baseia em inteligência artificial para funcionar. 

Disney e a capacidade de criar experiências memoráveis 

Há quase 25 anos na The Walt Disney Company, Josh D’Amaro compartilhou um pouco sobre como a marca é capaz de criar experiências memoráveis. Além de citar hospitalidade, criatividade e imaginação, D’Amaro falou sobre a imersão que os parques temáticos da companhia oferecem. 

Segundo ele, com um processo minucioso de trabalho com personagens, músicas, efeitos visuais e até mesmo comidas, a experiência se torna única. 

Projeto mais esperançoso e desesperador da história humana é a Inteligência Artificial, afirma presidente da OpenAI

Em entrevista à jornalista Lauren Segall, o co-fundador e presidente da OpenAI, Greg Brockman, afirmou que a inteligência artificial é o projeto mais esperançoso e desesperador da história humana. 

Na conversa, Brockman ainda disse que, apesar da evolução rápida das ferramentas de inteligência artificial, ainda há mais perguntas do que respostas. Questionado sobre o ChatGPT, foi direto: “O mérito do ChatGPT foi transcender a ficção”. 

A comida como fomento para uma mudança mundial 

A World Center Kitchen, criada e idealizada pelo chef de cozinha José Andrés, é uma organização composta por diversos chefs voluntários do mundo todo. Assim, ela chega aos países ativando a rede de mercados e restaurantes local para alimentar quem precisa e depois reativar a economia a partir dos negócios. 

Assinaturas de streaming a rodo – Será que o salário aguenta? 

Andrew Wallenstein e Heidi Chung, analistas da plataforma de inteligência da Variety, abordaram um tema sensível no SXSW: o número de assinaturas de streaming no mundo. 

De acordo com os analistas, há uma corrida incessante para conseguir mais e mais clientes. No entanto, a Netflix é a única grande empresa do setor a obter lucro. Sendo assim, chegaram à conclusão de que, as empresas menores precisam se estruturar mais para competir e garantem que, na renda média de uma família, o salário não é o suficiente para o número elevado de streamings disponíveis. 

Qual o impacto da Inteligência Artificial na criatividade 

A Lead Designer da Adobe, Brooke Hopper, abordou o impacto da evolução tecnológica na criatividade em sua apresentação no SXSW. Há muitas dúvidas sobre o processo criativo do designer com a utilização da IA. De acordo com Hooper, o processo não é menos válido quando a máquina está envolvida. 

Dessa maneira, ela pode ser uma ferramenta criativa, como um pincel, uma câmera ou um instrumento musical. Portanto, a Lead Designer defende que a IA pode auxiliar os artistas para que eles experimentem e produzam coisas que não eram possíveis sem sua ajuda. 

Estaria o metaverso flopado? 

Não é o que acreditam os principais mentores do SXSW. Com protótipos cada vez mais inseridos na população, como o Seoul Metaverse Cities, criado na cidade de Seul (Coreia do Sul) para concentrar serviços públicos, o metaverso está crescendo cada vez mais. No varejo também há uma crescente, com marcas como Nike e Forever 21 com milhares de usuários em ambientes com Roblox. 

Seriam os humanos os novos assistentes dos robôs? 

Com a agilidade e facilidade de incremento de novas tecnologias, o SXSW se deparou com uma questão cada vez mais latente: seriam os humanos os novos assistentes dos robôs? 

De acordo com estudos, as tecnologias criaram mais empregos do que tiraram, mas o futuro é incerto na era da IA exponencial. Assim, durante diversas palestras foi reforçada a ideia de trabalhar sempre em conjunto com a IA, facilitando nossos serviços e utilizando o melhor da tecnologia. 

Compartilhe esse conteúdo!

últimas

notícias

conheça o nosso

portfólio

cases

de sucesso

o que nossos clientes

dizem sobre nós

A Alliance Comunicação integra o Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo

Receba conteúdos ricos sobre os principais temas que abordam os 70 anos de evolução do marketing: do foco no produto para o conceito de centralidade humana.

Embarque nessa jornada,

cadastre-se!

  1. A evolução do marketing 1.0 ao 5.0
  2. Tecnologia para a humanidade
  3. O abismo entre gerações – Marketing para baby boomers e as gerações X, Y, Z e Alfa
  4. As influentes subculturas digitais: juventude, mulheres e netizens
  5. O novo caminho do consumidor
  6. O paradoxo do marketing para consumidores conectados
  7. Mudança de poder para os consumidores conectados
  8. Como criar inclusividade e sustentabilidade para a sociedade
  9. Como tornar a tecnologia mais pessoal, social e experimental
  10. A mesma estratégia não serve para todos
  11. Arquétipos dos setores e melhores práticas
  12. Customer experience (CX) – As máquinas são legais, mas o ser humano tem emoções
  13. Marketing centrado no ser humano para atração de marca
  14. Marketing omnichannel para compromisso com a marca
  15. Marketing de conteúdo para curiosidade pela marca
  16. Marketing de engajamento para afinidade com a marca
  17. Marketing direcionado por dados – Como criar um ecossistema de dados para uma melhor seleção de mercados-alvo
  18. Marketing preditivo – Como antecipar as demandas do mercado com ações proativas
  19. Marketing contextual – Como criar uma experiência personalizada de percepção-e-resposta
  20. Marketing aumentado – Como entregar interações humanas empoderadas pela tecnologia
  21. Marketing ágil – Como executar operações maiores e mais ágeis

Embarque nessa jornada, cadastre-se!

vamos fazer

negócio?

somos uma agência

que cria conexões

entre marcas, histórias,

pessoas e valores!

São Paulo – SP

vamos fazer

negócio?

São Paulo – SP

"Os analfabetos do século 21 não serão aqueles sem condições de ler ou escrever, mas aqueles incapazes de aprender, desaprender e reaprender". (Alvin Tofler)