CARREIRA

Mobile marketing: o que é e qual a sua importância?

Já há muitos anos, o uso de smartphones se tornou bastante comum no cotidiano de milhões de pessoas, que por sua vez utilizam o aparelho de diferentes formas. Por conta disso, empresas passaram a elaborar estratégias voltadas para esse mercado. Entre as medidas, uma que se destaca é o mobile marketing.

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Nesse caso, o conceito está baseado em utilizar os recursos dos dispositivos móveis para se comunicar com o público, de modo que haja interação, divulgação e geração de influência. Sendo assim, é possível enquadrar nesse tipo de estratégia as seguintes ações:

  • Notificações de aplicativo;
  • Mensagem no WhatsApp e demais serviços;
  • SMS;
  • E-mail marketing.

Como elaborar uma boa estratégia de marketing mobile?

mobile marketing

Devido ao alto volume de pessoas utilizando mobile – para se ter ideia, só o celular está presente em 99,5% dos lares brasileiros com acesso a internet, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é preciso adotar o planejamento correto para poder se destacar.

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Por isso, é necessário conhecer bem o modelo e atentar-se para os seguintes tópicos:

  • Priorizar a experiência do usuário. Sendo assim, o conteúdo deve ser fácil de acessar, visualizar e interagir;
  • O layout e design de sites e páginas devem ser responsivos. Isso significa que, a adaptação para diferentes tamanhos e tipos de tela deve ser pensada;
  • Em relação às mensagens enviadas, é importante que sejam diretas e concisas, uma vez que, em dispositivos móveis o tempo de leitura costuma ser menor;
  • O mesmo deve ser efetuado com os formulários, que precisam ser mais curtos e objetivos;
  • Os conteúdos apresentados devem ser leves e, principalmente, contar com um carregamento rápido;
  • É muito importante que as mensagens só sejam enviadas com a permissão do usuário. De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, o envio de conteúdos não solicitados é intrusivo e ilegal.

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  4. As influentes subculturas digitais: juventude, mulheres e netizens
  5. O novo caminho do consumidor
  6. O paradoxo do marketing para consumidores conectados
  7. Mudança de poder para os consumidores conectados
  8. Como criar inclusividade e sustentabilidade para a sociedade
  9. Como tornar a tecnologia mais pessoal, social e experimental
  10. A mesma estratégia não serve para todos
  11. Arquétipos dos setores e melhores práticas
  12. Customer experience (CX) – As máquinas são legais, mas o ser humano tem emoções
  13. Marketing centrado no ser humano para atração de marca
  14. Marketing omnichannel para compromisso com a marca
  15. Marketing de conteúdo para curiosidade pela marca
  16. Marketing de engajamento para afinidade com a marca
  17. Marketing direcionado por dados – Como criar um ecossistema de dados para uma melhor seleção de mercados-alvo
  18. Marketing preditivo – Como antecipar as demandas do mercado com ações proativas
  19. Marketing contextual – Como criar uma experiência personalizada de percepção-e-resposta
  20. Marketing aumentado – Como entregar interações humanas empoderadas pela tecnologia
  21. Marketing ágil – Como executar operações maiores e mais ágeis

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