Já há muitos anos, o uso de smartphones se tornou bastante comum no cotidiano de milhões de pessoas, que por sua vez utilizam o aparelho de diferentes formas. Por conta disso, empresas passaram a elaborar estratégias voltadas para esse mercado. Entre as medidas, uma que se destaca é o mobile marketing.
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Nesse caso, o conceito está baseado em utilizar os recursos dos dispositivos móveis para se comunicar com o público, de modo que haja interação, divulgação e geração de influência. Sendo assim, é possível enquadrar nesse tipo de estratégia as seguintes ações:
- Notificações de aplicativo;
- Mensagem no WhatsApp e demais serviços;
- SMS;
- E-mail marketing.
Como elaborar uma boa estratégia de marketing mobile?
Devido ao alto volume de pessoas utilizando mobile – para se ter ideia, só o celular está presente em 99,5% dos lares brasileiros com acesso a internet, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é preciso adotar o planejamento correto para poder se destacar.
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Por isso, é necessário conhecer bem o modelo e atentar-se para os seguintes tópicos:
- Priorizar a experiência do usuário. Sendo assim, o conteúdo deve ser fácil de acessar, visualizar e interagir;
- O layout e design de sites e páginas devem ser responsivos. Isso significa que, a adaptação para diferentes tamanhos e tipos de tela deve ser pensada;
- Em relação às mensagens enviadas, é importante que sejam diretas e concisas, uma vez que, em dispositivos móveis o tempo de leitura costuma ser menor;
- O mesmo deve ser efetuado com os formulários, que precisam ser mais curtos e objetivos;
- Os conteúdos apresentados devem ser leves e, principalmente, contar com um carregamento rápido;
- É muito importante que as mensagens só sejam enviadas com a permissão do usuário. De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, o envio de conteúdos não solicitados é intrusivo e ilegal.