CARREIRA

Dia Mundial do Meio Ambiente: uma reflexão sobre o papel das marcas

Nesta sexta-feira (5) termina a Semana do Meio Ambiente com uma data comemorada em diversos países, o Dia Mundial do Meio Ambiente que, além de promover uma série de atividades interessantes, traz também uma mensagem de reflexão, que se estende do dia a dia em casa à rotina na empresa. No caso das marcas, mais especificamente, fazer a própria parte significa ter um compromisso com a verdade e com a minimização de impactos negativos tanto na saúde do organismo quanto no ambiente.

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Trata-se, portanto, de um trabalho contínuo, que acontece nos outros 364 dias do ano. Uma marca que tem um compromisso legítimo com o meio ambiente tem uma relação intrínseca com as estratégias de comunicação que incluem processos de conscientização, engajamento e mobilização por meio de ações integradas de influência, relacionamento e comunicação.

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Isso tudo deve ser feito no dia a dia, incluindo iniciativas de marketing de causa, em que a marca pode adotar uma ou mais causas para incorporar na missão da empresa; relatório de sustentabilidade, sendo esse uma das formas de prestar esclarecimentos à sociedade com base em dados técnicos; projetos baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, harmonizando atuações em parceria com o mundo todo para a construção de um futuro melhor; bem como o relacionamento com a comunidade, com a finalidade de devolver para a região um pouco do que extraiu, com ações socioambientais.

Diante dos desafios enfrentados pelas empresas nos dias de hoje, a gestão da sustentabilidade deve ser prioritária nas estratégias de negócios em qualquer segmento. As empresas que se atentam à sustentabilidade e ao social estarão sempre um passo à frente.

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