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Quer saber como aumentar as vendas em 2023? Confira 10 boas práticas!

As transformações impostas pela pandemia seguem deixando rastros sobre a mudança de comportamento do consumidor, como o crescimento das compras on-line. De acordo com a pesquisa Latin America 2022 da Retail X, o Brasil está na liderança dos países latinos no comparativo anual com 2021 no que diz respeito à receita obtida sobre e-commerce, chegando a US$ 49,2 bilhões. No entanto, para conquistar um espaço nesse mercado bilionário altamente concorrido é preciso adotar estratégias e boas práticas, certo? Confira o nosso conteúdo de hoje e veja como aumentar as vendas ainda em 2023 com as nossas 10 dicas.

Leia também: Conteúdos baseados em dados e mais! Confira as principais tendências de Marketing Digital para 2023

1 – Crie uma persona para o seu negócio

Essa é uma dica básica, mas que muitos gestores acabam deixando de lado por acharem trivial. Porém, a criação de uma persona é uma das principais bases, para que o varejista ou qualquer outra empresa afunile o seu alcance e compreenda com plenitude as necessidades do seu consumidor. Com isso na ponta do lápis, é possível planejar a venda de novos produtos, a inauguração de um novo centro de distribuição, dentre outras decisões-chave.

2 – Utilize os dados ao seu favor

Crie cadastros, invista em chatbots ou ferramentas de inteligência artificial que captem informações dos usuários que passam pelo seu site ou App, lembrando de emitir avisos aos usuários de que os dados deles estão sendo assimilados, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Essas informações poderão ser usadas para atrair novos clientes e lhe ajudar a responder a pergunta “como aumentar as vendas?”, criando campanhas mais assertivas, por exemplo.

3 – Atendimento humanizado

Indo agora do lado oposto da automação, é importante não renunciar ao fator humano no que diz respeito a um serviço de qualidade. Isso significa prestar um atendimento ágil, de alta qualidade e que se mostre 100% à disposição do cliente. Lembre-se, o concorrente pode vender exatamente o mesmo produto que você, então, faça a diferença oferecendo um atendimento diferente.

como aumentar as vendas

4 – Ouça o que o seu cliente tem a dizer mesmo que não seja fácil

A dica 5 complementa a 4, e toca em um tópico que não é muito fácil de lidar: críticas negativas. O atendimento humanizado também demanda saber lidar com esses momentos e isso significa entender a queixa do cliente em sua totalidade, para resolver o problema dele da melhor maneira possível. A transparência deve ser mantida acima de tudo, para que ele se sinta à vontade para retornar depois, para comprar outro produto ou, quem sabe, aguardar o frete mais longo, pauta da eventual reclamação.

5 – Fale como o seu comprador

Explorando um pouco mais o tópico sobre relacionamento com o cliente, é importante que o time de atendimento passe por um treinamento e tenha um perfil que aborde o shopper de forma alinhada com o perfil dele. Lembra-se da persona do tópico 1? Então, ela ajuda aqui também. Isso gera maior identificação com a marca e, de novo, o concorrente pode vender exatamente o mesmo produto que você, então, faça a diferença pelo atendimento.

6 – Facilite a prática do m-commerce

De acordo com a pesquisa Latin America, quase metade dos consumidores brasileiros preferem fazer suas compras on-line pelo celular em vez do computador, e a expectativa é que esse hábito se predomine, atingindo US$ 52 bilhões até 2025. Nesse sentido, é muito importante que o varejo tenha uma plataforma de venda amigável ao formato mobile (tablets e smartphones), para que o consumidor tenha uma boa experiência de compra no Digital.

7 – Pondere começar a vender em um Marketplace

Na busca de como aumentar as vendas, muitos varejistas acabam recorrendo sem pensar muito para os marketplaces. A estratégia tem a vantagem de colocar os seus itens sob o nome de uma grande empresa, à disposição consumidores que estão ali com o único propósito de comprar e existe toda uma infraestrutura pronta.

Porém, existe a desvantagem de o nome da sua marca dificilmente ser atrelado à compra do cliente. Façamos um exercício aqui: você se lembra o nome da última loja que lhe vendeu pelo Mercado Livre? Poucas pessoas se lembram. Resumindo, pense bem se vale a pena para a sua loja entrar no mundo dos marketplaces.

8 – Desperte sentimentos

É importante lembrar que o consumidor é uma pessoa com sentimentos, ideias e valores. Por isso, procure ir além da divulgação de produtos, pensando formas de despertar sentimentos relacionados àquele item. Um exemplo clássico disso são as propagandas de Dia das Mães de cosméticos que passam na televisão, que mostram momentos felizes filhos com as mães e avós.

Leia também: Confira 6 estratégias promocionais para movimentar o seu e-commerce

9 – Aposte no pós-venda

Saber executar um bom pós-venda é tão importante quanto saber como aumentar as vendas em si. Esse é o momento de nutrir a relação com o cliente, para que ele se aproxime mais da marca. Entre as práticas está o envio de breves pesquisas de satisfação, anúncio de lançamentos, programas de fidelidade, descontos para compras futuras etc.

10 – Se possível, profissionalize o marketing do seu varejo

É verdade que, muitos gestores brasileiros aprendem ‘na marra’ o que funciona ou não para a sua empresa no que diz respeito ao marketing. Porém, hoje em dia, com os diversos recursos disponíveis fica muito fácil de se perder não apenas na variedade de estruturas de varejo on-line, como também nas formas de divulgação. Por isso, é preciso fazer um planejamento muito bem estruturado para que os esforços sejam os mais assertivos possível.

Ter, portanto, uma equipe de profissionais de marketing à disposição da sua empresa é um investimento que vale ser considerado no orçamento. O Marketing demanda estratégias e conhecimentos técnicos que poupam recursos e podem trazer resultados surpreendentemente bons a longo prazo. 

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  5. O novo caminho do consumidor
  6. O paradoxo do marketing para consumidores conectados
  7. Mudança de poder para os consumidores conectados
  8. Como criar inclusividade e sustentabilidade para a sociedade
  9. Como tornar a tecnologia mais pessoal, social e experimental
  10. A mesma estratégia não serve para todos
  11. Arquétipos dos setores e melhores práticas
  12. Customer experience (CX) – As máquinas são legais, mas o ser humano tem emoções
  13. Marketing centrado no ser humano para atração de marca
  14. Marketing omnichannel para compromisso com a marca
  15. Marketing de conteúdo para curiosidade pela marca
  16. Marketing de engajamento para afinidade com a marca
  17. Marketing direcionado por dados – Como criar um ecossistema de dados para uma melhor seleção de mercados-alvo
  18. Marketing preditivo – Como antecipar as demandas do mercado com ações proativas
  19. Marketing contextual – Como criar uma experiência personalizada de percepção-e-resposta
  20. Marketing aumentado – Como entregar interações humanas empoderadas pela tecnologia
  21. Marketing ágil – Como executar operações maiores e mais ágeis

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