CARREIRA

Como usar o Pinterest na estratégia de Marketing Digital da sua empresa

Pinterest é uma rede social que possibilita compartilhar, descobrir e salvar ideias. Ao navegar pela internet ou pelos pins – nome dado às publicações da rede – , os usuários podem achar inspirações e criar pastas que reúnem várias referências sobre assuntos de interesse. Embora tenha sido criado em 2010 como uma rede social, a empresa de posiciona como o primeiro mecanismo de busca visual do mundo. 

Leia também: Como criar um Perfil relevante para sua empresa no Instagram

Apostar no Pinterest na estratégia de Marketing Digital é uma maneira de disponibilizar conteúdos e criar referências para um site ou loja online, que podem ser encontradas por mais de 300 milhões de usuários. São mais de 100 bilhões de ideias disponíveis na rede social.

A plataforma possibilita que os usuários compartilhem, gerenciem e pesquisem imagens em diferentes categorias, como viagens, moda, maquiagem, filmes, decoração, entre outros. Ao compartilhar ideias inspiradoras e interagir com os usuários, as marcas podem ser descobertas por novos públicos, estreitar o relacionamento com ele e direcioná-los para o site da empresa. 

Além disso, essas inspirações podem influenciar as decisões de compra dos consumidores que estão dispostos a adquirir aquilo que encontram na plataforma. Pesquisas apontam que 84% dos usuários usam o Pinterest quando estão decidindo o que comprar; 98% experimentaram algo que encontraram na rede; 77% descobriram novos produtos ou marcas na plataforma.

Como usar os principais recursos do Pinterest para empresas?

Desde a sua criação, a rede social já adicionou muitas funcionalidades que tornam a experiência dos usuários mais rica, especialmente para as marcas que possuem cada vez mais recursos para fazer negócios na rede. 

Botão Salvar para sites

Uma das formas de alimentar o Pinterest com posts da marca é levar os usuários a fazerem isso, já que eles podem salvar imagens do site diretamente na plataforma. Para incentivar essa ação, a rede oferece o botão Salvar para sites. Ao instalá-lo, ele aparecerá em todas as imagens do site, para que os usuários possam clicar nelas e salvá-las. 

Pinterest

Rich pins (pins avançados)

Os rich pins trazem informações mais ricas sobre as imagens, que vão além de legenda, título e link existentes nos pins comuns. Isso é feito através de metadados que devem ser colocados no site ou e-commerce e validados com o Pinterest, assim todo o usuário que salvar aquela imagem levará as informações dos metadados automaticamente para a plataforma.

Os rich pins são gratuitos e estão disponíveis somente para contas business. Além disso, existem quatro tipos de rich pins: 

  • Pins de produto: incluem preço, disponibilidade em tempo real e link de compra;
  • Pins de receita: informam ingredientes, tempo de cozimento e porções;
  • Pins de artigo: mostram título, autor e um trecho do texto;
  • Pins de aplicativo: incluem um botão para instalar.

Shop the Look

O Shop the Look é uma iniciativa da rede social para estimular ainda mais as compras na plataforma. São representados por pontinhos brancos na imagem. Através dele, o usuário que gostar de algum produto da imagem pode clicar ele e ser direcionado automaticamente para o link da compra.

Para adiciona-los, a marca precisa ter uma conta business, assim ao criar o pin, você pode clicar no ícone de etiqueta para marcar os produtos na imagem, adicionar o link de destino e uma foto do produto sozinho.

Pincode

Trata-se de um código customizado – parecido com um QR Code –  que carrega informações sobre a rede social. Quando escaneado pelo aplicativo do Pinterest, o usuário pode ser direcionado para o perfil ou uma determinada pasta da marca. Esse código pode ser colocado em materiais impressos, como cartões de visita, folders ou embalagens. Esse recurso está disponível tanto para contar pessoais como comerciais.

Pinterest Lens

Essa ferramenta, conhecida como “busca pela câmera”, possibilita que o usuário procure na rede os objetos que encontra na mundo físico. É simples, basta mirar a câmera no objeto desejado que a plataforma mostrará referências parecidas.

Leia também: Como usar o Facebook em prol do seu negócio

Pinterest Analytics: como acompanhar as estatísticas?

O Pinterest oferece, exclusivamente para as contas business, uma ferramenta de análise de dados conhecida como Pinterest Analytics. Nessa ferramenta, é possível ter uma visão geral da conta com métricas como engajamentos, impressões, close ups, cliques no link, público total, pins salvos e público engajado. Além disso, é possível visualizar os principais pins da conta conforme essas métricas. 

No Pinterest Analytics também é possível conhecer melhor o público da plataforma. A ferramenta traz gênero, idade, localização e dispositivos utilizados pelos usuários.  

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  9. Como tornar a tecnologia mais pessoal, social e experimental
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  11. Arquétipos dos setores e melhores práticas
  12. Customer experience (CX) – As máquinas são legais, mas o ser humano tem emoções
  13. Marketing centrado no ser humano para atração de marca
  14. Marketing omnichannel para compromisso com a marca
  15. Marketing de conteúdo para curiosidade pela marca
  16. Marketing de engajamento para afinidade com a marca
  17. Marketing direcionado por dados – Como criar um ecossistema de dados para uma melhor seleção de mercados-alvo
  18. Marketing preditivo – Como antecipar as demandas do mercado com ações proativas
  19. Marketing contextual – Como criar uma experiência personalizada de percepção-e-resposta
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