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5 Dicas de vendas para PMEs sem investir muito

Aumentar as metas de vendas envolve planejamento e mudanças de práticas que, na verdade, podem ser apenas pequenos ajustes no dia a dia, que não demandam grandes investimentos em ferramentas e funcionários, por exemplo. Caso a sua PME (pequena e média empresa) tenha colocado isso como objetivo para os próximos meses ou ano, confira as 5 dicas de vendas que separamos para o conteúdo de hoje.

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1 – Identifique qual caminho seguir

Antes de tudo, o gestor precisa reconhecer qual dos 3 caminhos que seguirá para alavancar as vendas do seu negócio. São eles: ampliação de carteira de clientes, aumento de frequência média de compras e aumento do ticket médio.

Por isso, exercite quais hipóteses aumentariam a base de clientes; quais práticas levariam ao aumento da frequência média de compra e; o que geraria um aumento do ticket médio. No fim, avalie qual caminho é o mais viável para o seu negócio colocá-lo em prática.

2 – Atualize-se sobre o mercado

Procure se manter informado sobre as notícias de economia e mercado. Parece algo bem fora da realidade do dia a dia da empresa, mas, se o seu fornecedor importa mercadorias, a oscilação do dólar tem muita influência sobre a sua negociação com ele, ficando mais cara ou barata. Por isso, manter-se atento sobre essas questões pode lhe colocar um passo a frente dos concorrentes regionais, para estocar produtos que virão a encarecer depois, por exemplo.

Dicas de vendas

3 – Estude a concorrência

Observar a concorrência rende muitos insights para lapidar o negócio. Com a prática, é possível compreender melhor o nível do atendimento oferecido por eles, quais estratégias de marketing usam, o nível de qualidade dos produtos e serviços deles. Durante a observação, é muito importante ter um olhar crítico, porque, obviamente, nem tudo o que o concorrente pratica faz sentido para os seus clientes e a sua infraestrutura. Trata-se de um estudo para verificar dentro das suas limitações o que é possível fazer, para agregar valor ao seu produto ou serviço.

4 – Estabeleça um diferencial para o seu negócio

No caso dos varejistas, um fator de preocupação comum é o diferencial, visto que o concorrente comercializa exatamente o mesmo produto. Para se destacar, é importante compreender qual o seu principal atributo e concentrar os esforços para aperfeiçoá-lo. Parece algo bem abstrato, mas não é. Esse destaque positivo sobre a concorrência pode ser uma entrega ultrarrápida, atendimento personalizado pelo WhatsApp muito ágil, frete grátis para determinada região etc.

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5 – Meça os seus resultados

A últimas das nossas dicas de vendas é que, durante a execução do planejamento, o gestor monitore os resultados que está obtendo sobre as conversões por anúncios nas mídias sociais, Google Ads ou distribuição de panfletos na rua, a fim de aprimorar configurações ou talvez renunciar a estratégias que não gerem retorno no meio do caminho. No fim, essa flexibilidade, poupa recursos da empresa para serem direcionados ao que funciona.

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