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O que é storytelling e como fazer um autêntico?

Se você estuda ou trabalha na área de comunicação, é bem provável que já tenha pensado um storytelling, mesmo sem usar esse termo propriamente dito. Sendo junção das palavras de origem inglesa “story” (história) e “telling” (contar), essa ferramenta de marketing e publicidade é utilizada há muitos anos e pode ser definida como a arte de desenvolver histórias capazes de encantar o público. Ou seja, com elementos como um eixo central, começo, meio e fim, além de atenção aos personagens, ambientes e conflito.

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Para se criar um bom storytelling é preciso apostar em autenticidade. Embora essa palavra seja facilmente relacionada a ideias mirabolantes e ousadas, não é preciso tanta pressão sobre esse aspecto. Isso porque, o grande trunfo do storytelling é dialogar diretamente com o público. Com a persona bem desenvolvida da sua marca já se tem bom um embasamento técnico para estabelecer pontos da narrativa. A persona contempla todos os elementos necessários para dar força à identificação, o que já traz uma compreensão maior por parte do público do personagem, seus valores, paixões e problemas do dia a dia, por exemplo, tornando-se assim automaticamente em algo autêntico. Como resultado, obtém-se uma história crível e envolvente.

Ao levar em consideração essa persona, a equipe responsável pelo roteiro já pode pressupor outros elementos que façam sentido para o seu público, como a ambientação na qual a história irá passar. Se a sua marca dialoga diretamente com escritórios, por exemplo, é essencial representar essa realidade, para que haja a identificação de imediato.

Storytelling deve levar mensagem ao público

Além de apostar em uma boa produção visual, é muito importante também se preocupar com a mensagem que a sua marca quer transmitir intrinsecamente com o produto ou serviço. E aqui, vale apontar que a simplicidade tem grande força, já que a ideia deve ser passada de maneira facilmente compreensível e com aspectos humanos e/ou emocionais. Dessa forma, será possível impactar positivamente um número maior de pessoas, que guardará a mensagem transmitida.

O conflito é outro elemento importante nessa narrativa. É partir dele que o público irá compreender a situação do personagem, assimilar o valor emocional do clímax e captar, por fim, melhor a resolução do problema.

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Comunicação mais humana

Ao investir em storytelling a marca automaticamente muda a maneira de dialogar com seu público, que passa então a ser mais humana. Essas conexões são bem importantes para ambos os lados. A marca ganha porque passa a ter uma boa imagem mais positiva perante o público com valores a serem respeitados e o cliente ganha, porque ele sabe quem pode perfeitamente atender suas necessidades e compreende seus desejos.

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