Desde o seu surgimento, o marketing passou por fases que giram em torno de três grandes disciplinas: a gestão de produto, de clientes e de marca.
Nesse último aspecto, um dos itens que mais se destaca é a identidade visual, na qual relacionamos o termo marca a um logotipo, cores e símbolos. Porém, seu real significado vai além.
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Na realidade, marca é todo o conjunto de experiências e sentimentos que o consumidor vivenciou e criou a partir da sua empresa, desde sua primeira impressão, ao que ele viu e ouviu sobre ela.
Isto é, tudo aquilo que o indivíduo experimenta, somados aos contextos sociais, culturais e econômicos, forma o que chamamos de marca.
Com o surgimento do Branding, o principal objetivo das marcas atentas às tendências do marketing é garantir que essas experiências sejam positivas, já que se trata do processo de gestão de uma marca, que inclui desde o planejamento, passando pela estruturação, até a promoção da mesma.
As experiências positivas, a qualidade de seus produtos e serviços, bem como a identificação dos clientes com seus valores definirão se a marca será ou não uma líder de mercado como a Apple, Nike e Coca-Cola se tornaram.
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A partir da prática de Branding é possível manter os colaboradores motivados, cuidar da imagem e reputação de uma marca, adaptar seu posicionamento e trazer cada vez mais visibilidade. Dentro desse processo existem alguns termos que necessitam de criação e gerenciamento:
- Identidade da marca;
- Plataforma da marca;
- Arquitetura da marca;
- Extensões da marca;
- Employer Branding;
- Percepção da marca;
- Consistência da marca.
A partir do Branding, uma marca pode impactar positivamente a vida das pessoas, sem ele, são apenas nomes, e nomes não vendem, não conectam e não se relacionam com o público.
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