CARREIRA

Marketing de conteúdo: entenda por que se trata de uma estratégia de relacionamento

Atualmente a experiência e a interatividade são pontos essenciais nas estratégias de marketing digital das empresas. Mais do que comunicar de maneira correta, é preciso aprender a se relacionar com o público, incentivando a multiplicação da mensagem que deseja ser transmitida.

Leia também: Saiba por que é importante investir em uma estratégia de marketing digital, como o SEO

Isso porque, a era da informação mudou a forma como as pessoas se comunicam. As marcas atentas à nova demanda do mercado têm se comportado como pessoas, de maneira acessível, amável, mas também vulnerável, tornando-se parte integral do estilo de vida do consumidor. Para criar esse relacionamento, é preciso muito diálogo, e o conteúdo exerce um papel fundamental nessa dinâmica entre marca e consumidor.

Essa abordagem tem a intenção de criar, selecionar, distribuir e ampliar por meio de mensagens interessantes, relevantes e úteis para um público estrategicamente definido. Além disso, outro detalhe que faz toda a diferença ao comunicar é carregar o conteúdo com a identidade da marca, criando narrativas – storytellings – que conectam.

Para se ter uma ideia da importância do marketing de conteúdo, segundo dados da Content Trends, 73% das empresas brasileiras já adotam essa metodologia na sua estratégia de aquisição de clientes e 61,8% das que ainda não utilizam pretendem adotá-la em breve.

Planejamento da estratégia de conteúdo

Definição de Personas

O conceito de persona é totalmente diferente do de público-alvo. Enquanto o público-alvo é baseado na descrição de um grupo demográfico que você procura atingir, a persona é uma descrição do seu cliente ideal. A ideia é identificar traços comuns entre eles e que devem se repetir nos futuros clientes.

Conteúdo

O objetivo é criar conteúdos interessantes, que farão com que o leitor (cliente em potencial ou cliente) retorne ao seu site com frequência e se familiarize com sua marca. Alguns exemplos de conteúdo que podem ser produzidos são posts de blog, artigos, matérias, vídeos, vídeoaula, conteúdos ricos, podcasts, ebooks, whitepapers, infográficos, webinars, depoimentos e cases de clientes.

Canais

Um dos pontos mais importantes é a escolha de quais canais de aquisição de clientes investir. Isto é, onde você vai distribuir seu conteúdo. Os principais canais de aquisição que existem atualmente são blog, anúncios, redes sociais, e-mail, post patrocinados, entre outros recursos.

Marketing de conteúdo aliado a SEO traz resultados a longo prazo

Uma das ferramentas utilizadas nessa estratégia é a produção de conteúdos informativos utilizando técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que ajudam no rankeamento do site em buscadores, como o Google. Ou seja, um texto não focado na venda de serviços, mas sim em responder dúvidas ou dar dicas, transmitindo assim mensagens de valor tanto para o cliente fidelizado quanto para clientes em potencial e, consequentemente, conquistá-los.

O tempo de resultado de um SEO eficiente varia de empresa para empresa, dado que, fatores como localização, se é um negócio local ou não, mercado de atuação, escolha de palavras-chave, tamanho e formato do conteúdo, revisão, escaneabilidade e otimização para os motores de busca influenciam no período de resultados.

Porém, vale mencionar também que a ferramenta funciona de maneira acumulativa, isto é, o rankeamento de seis meses será bem mais fraco em relação ao de uma página que está há um ano no ar. Para isso, foram selecionados alguns cases internos para demonstrar como essa estratégia atua com o tempo de forma orgânica.

Cases Alliance Comunicação

Neste primeiro caso se trata de uma lavanderia especializada na higienização de uniformes industriais do estado de São Paulo. No gráfico, é possível conferir a crescente de vezes que uma página da empresa apareceu no Google para uma pessoa entre os meses de fevereiro e novembro de 2019, chegando assim ao resultado bruto de 38,7 mil impressões e quase mil e trezentos acessos orgânicos.

Já a segunda imagem contabiliza o total de 102 mil impressões em um ano e quase quatro mil acessos. Nesse caso, se trata de um grupo especializado no gerenciamento de resíduos industriais e em serviços de estudos ambientais no eixo Rio-São Paulo.

Um paralelo interessante de fazer é com essa outra companhia que atua no mesmo mercado de resíduos, com a diferença de focar seus serviços na região de Belo Horizonte (MG) e estar há três anos gerando conteúdo com SEO. O tempo garantiu mais de meio milhão de total de impressões, um resultado cinco vezes e meio maior do que o case anterior. Totalizando mais de 31 mil acessos orgânicos.

Por fim, nesse caso há o total de 2,02 milhões de impressões de página, totalizando mais de 115 mil acessos ao site desta companhia que vem investindo em marketing de conteúdo há seis anos. A empresa é um e-commerce de São Paulo especializado na venda de laranjas com o conceito farm to table.

De acordo com o SEO Trends, uma das maiores fontes de dados sobre o tema, as empresas que investem na estratégia e conquistam um espaço na primeira página do Google conseguem 13 vezes mais visitantes e cinco vezes mais clientes em relação às que não utilizam SEO.

Mais benefícios do Marketing de Conteúdo

  • Aumenta o tráfego do seu site;
  • Gera brand awareness;
  • Aumenta o engajamento com a marca;
  • Educa o mercado;
  • Ganhar autoridade no assunto;
  • Influencia na decisão de compra;
  • Gera vendas;
  • Impulsiona a geração de leads;
  • Aumenta o lifetime-value (LTV);
  • Aumenta o engajamento com o cliente;
  • Reduz o Custo de Aquisição de Cliente (CAC).

Embora essa estratégia possa trazer resultados muito bons para a empresa, vale pontuar que o texto é direcionado a pessoas que possuem opiniões críticas e não a um motor de buscas. Por isso, faça o possível para conciliar uma boa experiência para o usuário com o rankeamento do Google, priorizando sempre o leitor que consumirá o conteúdo.

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  9. Como tornar a tecnologia mais pessoal, social e experimental
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  11. Arquétipos dos setores e melhores práticas
  12. Customer experience (CX) – As máquinas são legais, mas o ser humano tem emoções
  13. Marketing centrado no ser humano para atração de marca
  14. Marketing omnichannel para compromisso com a marca
  15. Marketing de conteúdo para curiosidade pela marca
  16. Marketing de engajamento para afinidade com a marca
  17. Marketing direcionado por dados – Como criar um ecossistema de dados para uma melhor seleção de mercados-alvo
  18. Marketing preditivo – Como antecipar as demandas do mercado com ações proativas
  19. Marketing contextual – Como criar uma experiência personalizada de percepção-e-resposta
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