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Aprenda o que é SWOT, ferramenta também conhecida como FOFA

Utilizada como ferramenta de planejamento estratégico na gestão de projetos, para analisar cenários e embasar tomadas de decisões, a análise se SWOT, ou FOFA, é muito utilizada pelas empresas que desejam implementar algum projeto, como o lançamento de um produto novo. Isso se deve pelo fato de proporcionar um diagnóstico completo da situação da marca e dos ambientes que estão no seu entorno. Mas, afinal de contas, o que é SWOT?

SWOT é uma sigla formada pelas palavras Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats que, em português, leva a abreviação FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Sendo que, forças e fraquezas se referem à análise interna, com pontos positivos e negativos da empresa ou do projeto em planejamento. Isto é, fatores que, em sua maioria, estão sob controle da marca e podem ser modificados.

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Por outro lado, o ambiente externo analisado nas oportunidades e ameaças não pode ser interferido. Eles englobam desde análise de mercado, concorrência, fornecedores até o macroambiente político, econômico, social e cultural. O resultado da análise desses fatores gera uma matriz 2×2, chamada de Matriz SWOT, que divide os quatro resultados de análise entre fatores internos/externos e positivos/negativos. Dessa forma, é obtido um panorama completo dos fatores que podem determinar o sucesso do seu projeto.

O que é SWOT: análise de ambiente interno

No ambiente interno é possível ter o controle de tudo que envolve o projeto, como a capacidade intelectual, tecnologia utilizada, ações de comunicação e marketing, bem como cultura organizacional, gestão, entre outros elementos. Como dito anteriormente, dentro do ambiente interno, deve-se analisar as forças e fraquezas. Por isso, você precisa avaliar critérios como:

  • Localização;
  • Tempo de mercado;
  • Reputação;
  • Recursos financeiros;
  • Recursos humanos, as competências específicas da equipe;
  • Marketing/mídia;
  • Gestão;
  • Acesso à matéria-prima;
  • Capacidade de operação;
  • Ativos como imóveis, materiais e equipamentos (qualidade da tecnologia);
  • Atendimento;
  • Produção;
  • Criação;
  • Relacionamento estratégico com grandes empresas;
  • Tráfego, o portfólio dos clientes.

Forças

Em forças, deve-se analisar as vantagens e os diferenciais que o seu negócio e/ou projeto tem em relação aos concorrentes. Apure internamente também qual a disponibilidade de recursos para a manutenção dos serviços ou produtos. Tudo isso te proporcionará um embasamento sólido.

Fraquezas

Com relação às fraquezas, trace todos aqueles aspectos que podem ser ruins para o negócio, como altos custos com transportes, colaboradores com valor/hora mais cara. É muito importante também não se esquecer de incluir suas fraquezas em relação ao concorrente, que pode ser menos atividade nas redes sociais, entre outros fatores.

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O que é SWOT: Análise de ambiente externo

Neste tópico estão questões relacionadas à política, macroeconomia, desastres ambientais, taxa de juros e concorrência. Com isso, é essencial que a empresa esteja atenta a tudo que envolve o mercado no qual está inserida. A análise SWOT relacionada ao ambiente externo, de modo geral, envolve:

  • Clientes (comportamento, poder de barganha e outras coisas);
  • Fornecedores (seu poder de negociação e o deles, por exemplo);
  • Concorrentes (diretos e indiretos);
  • Barreiras de entrada para os que estão começando agora (quais são elas, como podem atrapalhar);
  • Substitutos (soluções alternativas que existem para seus clientes e se há ameaças sérias);
  • Intermediários (quais existem no segmento, o poder de barganha deles);
  • Entidades de classe (como se organizam e se têm poder de pressão).

O que é SWOT: macroambiente é outro fator indispensável para análise

O macroambiente se refere a tudo que está além da empresa e do segmento. Por isso, é importante analisar o que os índices econômicos têm a dizer, as tendências sociais e como esses aspectos influem sobre sua marca. Confira alguns exemplos:

  • Projetos de lei, governantes no poder, correntes ideológicas (política e legislação);
  • Inflação, níveis de consumo e renda média da população (economia);
  • Índice de natalidade e grau de escolaridade médio da população (demografia);
  • Novas tecnologias, processos operacionais, automação;
  • Crenças, valores, costumes e hábitos de consumo (sociedade e cultura);
  • Escassez de matéria-prima, catástrofes, aumento da poluição (meio ambiente).

Oportunidades

Aqui se deve listar tudo aquilo que, de alguma forma, é positivo para o cliente, como crescimento econômico, aumento de interesse por determinado serviço e/ou produto, bom momento da marca etc.

Leia também: Saiba o que é Marketing de Performance

Ameaças

Por último temos as ameaças, cenário no qual se concentram todos os fatores desfavoráveis para a empresa. Aqui também é importante fazer um balanço em relação às perdas que estão em jogo. Muitos prejuízos podem ser prevenidos nesse quadrante da matriz.

Leia também: Entenda o que é Lifetime Value (LFT) e por que é importante saber aplicar esse conceito na sua marca

Quais as principais vantagens da matriz SWOT?

Uma análise sólida de SWOT não é feita em pouco tempo, pode-se levar semanas para levantar dados e traçar uma linha de raciocínio inteligente a partir deles. No entanto, vale dizer que essa ferramenta pode trazer respostas não apenas para projetos que darão certo, mas também para evitar a execução de ideias que seriam catastróficas para a marca e sua reputação. Não é à toa que se trata de algo tão popular entre empresários.

Faça um brainstorm com sua equipe e transforme a matriz 2×2 em estratégia. Dela virão conclusões acerca da posição estratégica da marca, potencial de melhoria dos produtos e serviços, insights para solucionar problemas e novos serviços, prioridade de ações, bem como promoção de parcerias que até então nem seriam cogitadas.

Leia também: O que é Branding e por que sua empresa necessita dele?

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