A gamificação (ou gamification, em inglês) é a aplicação das estratégias dos jogos nas atividades do dia a dia, com o objetivo de aumentar o engajamento dos participantes. Por meio da integração de elementos presentes em games, é possível criar conteúdos que, mantenham os consumidores engajados, interessados e extremamente motivados.
Como engajar colaboradores e clientes? A gamificação é a resposta!
Superar obstáculos, derrotar o chefão e conquistar pontos de experiência. Você já deve ter passado por estas fases ao jogar seu videogame favorito. Lembra-se como ficou empolgado ao passar de fase?
O engajamento em evoluir personagens saiu dos consoles para o mundo real e, hoje, a gamificação está presente em empresas e aplicativos dos mais diferentes segmentos. Assim, um processo que poderia ser tortuoso se torna lúdico.
É exatamente o que busca o conceito de gamification. A partir da reprodução do ambiente lúdico dos games, é possível instruir e influenciar o comportamento de pessoas.
As vantagens não param por aí. Além do aumento do engajamento e da fidelização consequente, outras coisas podem ser alcançadas com a gamificação.