Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elencam prioridades com foco no desenvolvimento sustentável global para 2030. Para apoiar as empresas em suas iniciativas com foco em esforços para atingir esses objetivos e metas, é importante considerar o suporte estratégico de ações de comunicação, seja com público interno ou externo.
Esse é certamente um grande desafio para as companhias, mas, ao mesmo tempo, uma oportunidade de evoluir os negócios e seus resultados, não somente com foco nas ODS em si, mas também na construção de uma reputação muito mais consistente, com ganhos tangíveis e intangíveis.
Hoje, entre as 250 maiores empresas do mundo – ou 93% delas – divulgam seu desempenho em sustentabilidade. Os ODS tornam esse nível de relato uma expectativa clara.
A agenda mundial considera 17 objetivos e 169 metas para promover o desenvolvimento sustentável e serem atingidas até 2030. A B3, por exemplo, recomenda desde 2017 que as empresas listadas na Bolsa de Valores considerem os ODS em suas atividades e o reportem em seus relatórios integrados.