A cada dia que passa mais empresas entram no mercado em busca de um público, transformando-se assim automaticamente em um concorrente. Diante desse cenário, em que cada real importa muito, saber alocar o investimento e identificar se é o momento certo para investir é fundamental, para que o negócio não fique exposto a grandes riscos. Por isso, uma das ferramentas mais utilizadas para ajudar nessa tomada de decisão é a Matriz GE ou Matriz McKinsey.
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Origem da Matriz GE
A origem da Matriz GE se deu nos anos 70, quando surgiu a Matriz BCG, criada pela Boston Consulting Group. E assim como boa parte da história dos negócios, pouco tempo depois, a concorrente, McKinsey, desenvolveu um modelo mais aprimorado para ajudar sua cliente na época, a General Eletric (GE).
Nessa nova representação que hoje leva o nome da empresa multinacional, foram adicionados cinco quadrantes, totalizando assim nove. Sendo considerados os eixos Atratividade da Indústria (vertical) e Força da Unidade de Negócio ou Produto (horizontal).
Como a matriz funciona?
Como acabou de ser mencionado, a matriz é dividida em dois eixos. No da atratividade deve constar como está o desempenho do mercado em geral e também as expectativas a longo prazo. Enquanto que, na horizontal está qual a vantagem competitiva de cada unidade de negócio e qual a análise do seu futuro desempenho em relação ao desse mercado em geral.
Dessa maneira, as unidades de negócio a serem analisadas são categorizadas com base em dois critérios por grau, o que indicará o seu posicionamento na matriz. As unidades podem então ter grau baixo, médio ou alto quando se trata de força competitiva. Enquanto que, o eixo voltado para o mercado pode ter baixa, média ou alta atratividade.
Com isso, a determinação dessas características é o que definirá as cinco decisões possíveis que a empresa pode tomar em relação a seus investimentos de unidades de negócio: investimento prioritário; investir ou crescer; investimento cauteloso ou manter; expansão limitada ou colheita; desinvestir, colher ou vender.
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- Investimento prioritário: cenário mais otimista de todos.
- Força competitiva: alta;
- Atratividade do mercado: alta.
- Investir ou crescer:
- Força competitiva: média ou alta;
- Atratividade do mercado: média ou alta.
- Investimento cauteloso ou manter:
- Força competitiva: alta;
- Atratividade do mercado: baixa.
- Ou então:
- Força competitiva: média;
- Atratividade do mercado: média.
- Expansão limitada ou colheita:
- Força competitiva: média;
- Atratividade do mercado: baixa;
- Ou então:
- Força competitiva: baixa;
- Atratividade do mercado: média.
- Desinvestir, colher ou vender: cenário mais pessimista de todos.
- Força competitiva: baixa;
- Atratividade do mercado: baixa.
Como montar uma Matriz GE?
- Levantamento
Elabore uma lista com todos os itens que a sua marca oferece, ou seja, seus produtos e/ou serviços.
- Classificação
Na hora da classificação, coloque-os na ordem crescente de recursos utilizados, para viabilizá-los.
- Unidades de negócio na Matriz GE
Insira as unidades na Matriz GE, para fazer uma análise individual de cada item.
- Análise cautelosa
Por fim, julgue se deve aumentar, manter ou diminuir os investimentos de acordo com o quadrante selecionado. Ou seja, é possível compreender visualmente a situação do negócio como um todo, para então focar nas estratégias de marketing, sabendo o que deve ser priorizado no momento.