Ícone do site Alliance Comunicação

O Analytics tradicional será desativado em 1º de julho: veja como o Google Analytics 4 pode ajudar a sua empresa

As empresas que migraram para o mundo digital, ou nasceram nele, viram no Google Analytics a chance de compreender e monitorar os seus sites, acessando o número de visitantes, a origem do tráfego, o perfil geral desses visitantes. Enfim, diversas informações que permitem reavaliar estratégias de produção, por exemplo. A ferramenta, então, evoluiu para o Google Analytics 4 (GA4) que, a partir de 1º de julho de 2023, substituirá completamente o seu antecessor. Confira 5 pontos sobre os quais o Google Analytics 4 poderá ajudar a sua empresa e, consequentemente, o seu consumidor final.

Leia também: Confira 6 estratégias promocionais para movimentar o seu e-commerce

Medições de eventos

Na versão anterior, os dados eram puxados sobre as sessões. Com o GA4, o modelo é baseado em eventos. Isto é, que possibilita monitorar ações específicas dentro do site, como botões clicados, vídeos reproduzidos etc. Com o recurso, as atualizações podem ser muito mais assertivas e alinhadas com que o usuário busca, enriquecendo assim a experiência dentro do site.

Mais privacidade e segurança para o visitante/consumidor

Outro grande salto do GA4 sobre a versão anterior é em relação à privacidade do usuário que acessa o site, sendo, portanto, mais coerente com o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A atualização não coleta dados a partir de cookies e não armazena endereços de IP, por exemplo. Tais aspectos proporcionam muito mais credibilidade para o consumidor consciente sobre os seus direitos de usuário on-line.

Previsão de eventos baseado em machine learning

O GA4 possui um sistema que identifica automaticamente tendências dos visitantes do site, por exemplo, horários de maior acesso e os dispositivos mais utilizados. Desktops? Smartphones? Nos casos de e-commerces, a ferramenta inclusive aponta quantas vendas o site pode ter, tendo como base o histórico anterior, auxiliando fortemente no planejamento da empresa.

Leia também: Veja 7 passos para fazer uma transformação digital na sua empresa

Google Analytics 4 é pode ser integrado com o Google Ads

Outra evolução do GA4 é a integração com o Google Ads. Com isso, todas as informações criadas no Analytics 4 sobre o público-alvo são automaticamente salvas no Ads se as duas ferramentas estiverem integradas. Isso não apenas agiliza as configurações dos anúncios, como também têm forte potencial para torná-las mais assertivas.

Relatórios personalizáveis

Diferentemente do seu antecessor, o Google Analytics 4 possibilita a personalização dos relatórios, para que o administrador visualize apenas o que é relevante para o seu site, filtrando assim métricas que nada têm a ver com os objetivos da empresa. Dessa forma, você tem total liberdade para optar por quais taxas valem ser mensuradas, visualizadas e analisadas.