CARREIRA

Facebook cria calendário para auxiliar campanhas de diversidade

As discussões sobre diversidade têm ganhado cada vez mais espaço na esfera pública, o que reflete diretamente na publicidade. Pensando nisso, as marcas desenvolveram algumas estratégias para se alinhar com as demandas atuais, como é o caso do Facebook. Recentemente, a empresa lançou um calendário que corresponde ao primeiro trimestre de 2021, apresentando as principais datas relacionadas ao tema, inspirando outras corporações para fomentar campanhas de diversidade.

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O calendário faz parte do programa Ads For Equality do Facebook, que busca incentivar a representatividade nas campanhas publicitárias, gerando maior identificação por parte do público. Segundo um relatório desse mesmo programa, nomeado como Dados, Diversidade e Representação, há muito o que melhorar quando o assunto é diversidade, o que se expressa, por exemplo, no setor automobilístico. 

A pesquisa aponta que, em 85% dos anúncios da marca Jeep, o protagonista é homem. Entretanto, a desigualdade de gênero não é a única a ser superada nas campanhas publicitárias. Em segmentos de Moda e Comportamento ou até mesmo Tecnologia, existe a falta de representatividade de corpos e raça.

campanhas de diversidade

Datas do primeiro trimestre para campanhas de diversidade

Em relação ao calendário do Facebook, as datas do primeiro trimestre de 2021 úteis para explorar a diversidade em seu negócio são:

  • 04/01 – Dia Mundial do Braille;
  • 24/01 – Dia Mundial da Cultura Africana e Afrodescendente;
  • 01/02 – Dia do Publicitário;
  • 07/02 – Dia Nacional de Lutas dos Povos Indígenas;
  • 28/02 – Dia Mundial das Doenças Raras;
  • 08/03 – Dia Internacional da Mulher;
  • 15/03 – Dia do Consumidor.

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  6. O paradoxo do marketing para consumidores conectados
  7. Mudança de poder para os consumidores conectados
  8. Como criar inclusividade e sustentabilidade para a sociedade
  9. Como tornar a tecnologia mais pessoal, social e experimental
  10. A mesma estratégia não serve para todos
  11. Arquétipos dos setores e melhores práticas
  12. Customer experience (CX) – As máquinas são legais, mas o ser humano tem emoções
  13. Marketing centrado no ser humano para atração de marca
  14. Marketing omnichannel para compromisso com a marca
  15. Marketing de conteúdo para curiosidade pela marca
  16. Marketing de engajamento para afinidade com a marca
  17. Marketing direcionado por dados – Como criar um ecossistema de dados para uma melhor seleção de mercados-alvo
  18. Marketing preditivo – Como antecipar as demandas do mercado com ações proativas
  19. Marketing contextual – Como criar uma experiência personalizada de percepção-e-resposta
  20. Marketing aumentado – Como entregar interações humanas empoderadas pela tecnologia
  21. Marketing ágil – Como executar operações maiores e mais ágeis

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