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Novo normal: o que a pandemia trouxe de diferente para o dia a dia das pessoas e das marcas

Novo normal o que a pandemia trouxe de diferente para o dia a dia das pessoas e das marcas

A pandemia do novo coronavírus mudou a forma como as pessoas se relacionam, vivem e consomem. Esse novo normal – expressão que começou a ser usada para designar as mudanças que estão acontecendo no mundo – muito mais do que uma transformação imediata na rotina da população, deve gerar impactos a longo prazo no comportamento das pessoas e das marcas.

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Esse cenário de crise, trouxe para as marcas o desafio de entender essas mudanças e se reposicionar para um mundo pós-pandemia. Para descobrir qual o novo papel da marca nesse novo normal, é necessário entender a expectativa dos brasileiros em relação a seu posicionamento. Atividades como doações às instituições de saúde e fabricação de produtos que ajudam a controlar a disseminação da doença são os principais pontos observados.

Além disso, a R/GA promoveu o levantamento Melhores Práticas para o Novo Normal para entender como os assuntos que surgiram ao longo da quarentena podem influenciar o comportamento do consumidor em relação as marcas.

Gatilhos culturais que devem permanecer no ‘Novo Normal’

Confira alguns gatilhos culturais, que devem permanecer na sociedade com a chegada do novo normal:

1. Home office

Com o isolamento social, muitas pessoas precisaram adaptar suas casas para a rotina de trabalho, e as marcas embarcaram nesse movimento por meio de lives musicais, programas de exercício em casa e com um crescimento exponencial de plataformas digitais de trabalho.

2. Foco no coletivo

A crise despertou um olhar diferente para o todo e o público começou a pensar no coletivo. Isso deve se expandir para uma revisão nos modelos de negócios, uma vez que as empresas foram cobradas a fazer a diferença para seus funcionários e consumidores.

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3. A importância do essencial

A crise vem afetando famílias de diferentes formas, principalmente na renda. Essa situação despertou um novo olhar para o que é considerado realmente essencial, diminuindo o consumo de coisas supérfluas. É hora das empresas começarem a pensar em como se manter relevantes, para os consumidores e investir em soluções econômicas nesse novo normal.

4. Crescimento do digital

Atividades que eram feitas presencialmente migraram para o meio digital com a implantação do isolamento social. Consumidores que não tinham o costume de usar serviços digitais para compras, por exemplo, encontraram no e-commerce uma maneira segura de manter o consumo.

5. O poder da experiência

A oportunidade de viver experiências fora de casa será ainda mais valorizada nesse novo normal com a retomada das atividades e o controle da pandemia. As empresas terão o desafio de criar experiências que sigam as normas de convivência e que, ao mesmo tempo, reforce o relacionamento com o público.