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Você sabe a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?

Muitas pessoas possuem dúvidas quanto ao investimento em tráfego e concordamos que tomar essa decisão não é fácil, requer conhecimento e compreensão sobre os resultados esperados de cada tipo de abordagem.

No âmbito do marketing digital, tanto o tráfego pago quanto o tráfego orgânico são importantes para atrair leads e clientes. No entanto, há situações em que a empresa não consegue investir em ambas as formas de atração simultaneamente.

Neste artigo, abordaremos alguns pontos importantes sobre o tráfego pago e o tráfego orgânico. Essas informações o ajudarão a entender as diferenças, vantagens e como melhorar o desempenho de sua empresa no ambiente digital.

Nosso objetivo é auxiliá-lo na definição da melhor estratégia de investimento para o seu negócio, considerando seu planejamento a curto e longo prazo. Mas antes disso, vamos compreender as diferenças entre os dois tipos de tráfego.

Diferença entre tráfego pago e orgânico

Antes de explorar as diferenças entre tráfego pago e orgânico, é importante recordar o significado de tráfego no contexto virtual da internet. De forma simples, o tráfego refere-se às visitas recebidas em seu site e outros canais de comunicação.

Esses visitantes chegam de diferentes fontes, percorrendo caminhos distintos até chegar até você. Um exemplo são os usuários que acessam seu site ou redes sociais por meio dos mecanismos de busca do Google.

Isso ocorre porque a maioria das pessoas está acostumada a pesquisar no Google, mas muitas delas não avançam além da primeira página de resultados. Portanto, é crucial que sua empresa apareça na primeira página do Google, caso contrário, será como se ela não existisse para os usuários que realizam essas pesquisas.

Você já deve ter percebido como as gerações mais recentes têm uma mentalidade imediatista. Assim, se sua empresa não aparecer imediatamente quando alguém a procurar ou pesquisar algo relacionado ao seu produto ou serviço, será uma oportunidade perdida.

Para lidar com esse problema e não perder novas oportunidades, é possível seguir duas abordagens:

Tráfego orgânico: por meio de SEO (Search Engine Optimization) e marketing de conteúdo, busca-se ganhar relevância nas pesquisas e atrair cliques espontâneos;

Tráfego pago: por meio da compra de espaços em destaque para atrair cliques ou ao pagar por palavras-chave relevantes que conectem sua empresa à audiência.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é o fluxo de visitantes que chegam ao seu site de forma espontânea, sem serem influenciados por anúncios. Esse tipo de tráfego não requer investimento direto, pois atrai visitas por meio de conteúdo relevante que responde às dúvidas do público e faz uso adequado de palavras-chave.

Como mencionado anteriormente, é possível melhorar os resultados obtidos com o tráfego orgânico. Alguns pontos que merecem atenção para obter melhores resultados incluem ter um conhecimento aprofundado da persona, fornecer conteúdo de qualidade e otimizar o SEO.

Ao escolher os temas para produzir conteúdo, é importante que sejam atraentes e instigantes, além de responderem às dores da sua persona.

Outro ponto crucial a ser considerado é a etapa da jornada do cliente em que a persona se encontra. Para cada estágio da jornada, existem formas específicas de abordar o conteúdo.

Isso é relevante porque o conteúdo deve estar adequado ao nível de conhecimento da persona sobre o problema e a solução. Afinal, não faz sentido oferecer uma solução quando ela ainda nem sabe qual é o problema.

Após compreender esses aspectos e definir o tipo ideal de conteúdo para a persona em sua fase da jornada, é o momento de escolher as melhores palavras-chave para gerar mais tráfego. Nesse caso, é recomendado utilizar uma ferramenta de planejamento de palavras-chave.

Outro ponto a ser observado são as boas práticas de SEO. Seu site deve ser responsivo e adaptar-se a diferentes formatos de tela, carregar rapidamente e ter um design fluído.

Além disso, é essencial divulgar todos os conteúdos publicados em seu blog. Lembre-se: de nada adianta planejar e desenvolver um bom conteúdo se ele ficar esquecido.

Portanto, invista nas redes sociais! É importante fazer uma pesquisa e identificar em quais plataformas sua audiência está presente para direcionar seus esforços, mas nada impede que você divulgue seu conteúdo em todas elas. Apenas fique atento à linguagem adequada para cada plataforma.

Seus conteúdos também podem ser divulgados em grupos fechados no WhatsApp, por meio de newsletters e email marketing. Outra estratégia bastante utilizada por alguns sites é disponibilizar conteúdo para publicação em sites parceiros, em troca de referências apropriadas e links diretos para o seu site, conhecidos como guest posts.

Vantagens do tráfego orgânico

Custo-benefício: seu investimento se restringe ao seu próprio site, na produção e otimização de conteúdos para melhorar seu posicionamento no ranking do Google.

Audiência engajada: uma forma de promover relacionamento e proximidade com seu público é por meio de conteúdos de qualidade. Quando você educa seus leads, cria relacionamentos duradouros que podem se converter em clientes.

Perenidade: um conteúdo bem elaborado pode ser encontrado facilmente ao longo do tempo. Diferentemente do tráfego pago, o tráfego orgânico não desaparece quando o dinheiro da campanha acaba.

Relevância: além de ganhar relevância entre seu público devido à qualidade do conteúdo, seu site também é “notado” pelo Google e passa a ser exibido entre as primeiras opções para os usuários.

Custo por lead reduzido: quanto mais pessoas visitarem seu site, menor será o custo para atrair essas visitas.

Agora que você possui as informações mais relevantes sobre o tráfego orgânico, vamos explicar sobre o tráfego pago. Pronto? Continue a leitura a seguir:

O que é tráfego pago?

O tráfego pago envolve investimento para aparecer em locais específicos e direcionar visitantes para seu site, página de destino ou formulário de contato. Um exemplo são os primeiros resultados exibidos quando você pesquisa algo no Google. Nesses casos, observe o selo “Patrocinado” presente nos resultados da pesquisa.

Existem também outros espaços destinados a esse tipo de anúncio. Alguns exemplos incluem o Google Ads, Meta Ads, Linkedin Ads, Pinterest Ads e TikTok Ads. Ou seja, sua empresa paga para aparecer na internet.

Esse investimento pode ter diversos objetivos de campanha, dependendo dos resultados desejados pela sua empresa com essa estratégia.

Vantagens do tráfego pago

Ampliação do alcance: a maioria das empresas deseja expandir sua presença no mercado e aumentar o reconhecimento da marca. Isso é possível com o tráfego pago, pois permite que seu anúncio seja exposto para um público maior do que apenas com o tráfego orgânico.

Resultados mais rápidos: como já mencionado, o tráfego orgânico é excelente para estabelecer credibilidade com seu público, mas leva alguns meses para surtir efeito. Já no tráfego pago, como mais pessoas visitam seu site, os resultados são obtidos mais rapidamente.

Flexibilidade: você pode criar anúncios segmentados, o que aumenta ainda mais a captação de leads.

Múltiplos canais para explorar: como mencionado anteriormente, existem vários canais que permitem o tráfego pago, como o Google Ads, Meta Ads e Linkedin Ads. Isso possibilita que sua empresa anuncie onde sua persona está presente, tornando sua estratégia mais eficaz.

Qual é o melhor investimento?

Para determinar qual das duas formas de tráfego é a melhor para sua empresa, é necessário conhecer seus objetivos. É preciso considerar se você deseja resultados imediatos ou se pode esperar um pouco mais, por exemplo.

Na nossa perspectiva, a combinação das duas abordagens é a forma ideal. É possível iniciar uma estratégia aos poucos e ir investindo de acordo com a realidade e necessidades da sua empresa.