Advergames são uma ótima combinação de publicidade e jogos. Estes games são construídos em torno da marca ou produto, sendo acessíveis em sites, mídias sociais da companhia ou por meio de download para desktop e celular.
Os advergames podem ser jogos totalmente feitos para se encaixarem em torno de temas relacionado a algum produto ou ser mais sutis, como em outdoors do cenário do jogo.
Existem três categorias para advergames. Primeiramente por meio da alocação de jogos no site da empresa, o que atrai visitantes que ficarão por mais tempo na plataforma. O segundo tipo é bem mais próximo do que estamos habituados a entender como videogames. São jogos comerciais desenvolvidos para serem jogados em computadores ou consoles, carregando no centro do game design a mensagem da marca. O terceiro grupo de advergames é o que chamamos de in-game advertising, no qual o produto ou o anúncio é parte do jogo.
Advergames são poderosos porque você está, potencialmente, associando a marca do seu cliente com algo que as pessoas fazem para aliviar o estresse ou se divertir, concedendo uma imagem positiva à marca. Além disso, os advergames podem ter um foco educacional, aliviando dores de personas que mais tarde considerarão a marca como parte disso.
Pensar em maneiras criativas de divulgar a marca de seus clientes não é tarefa fácil. Para desenvolver bons advergames é necessário uma intensa pesquisa de mercado e boas ideias de mecânicas, cenários, personagens etc. A chave é ser inteligente na hora de integrar a marca ao game, fazer com que os valores da marca sejam experimentados por meio das mecânicas de jogo.