Ícone do site Alliance Comunicação

Podcasts

podcast

A jornada digital dos consumidores pede que, cada vez mais, seja entregue conteúdo de qualidade, de modo que a empresa possa oferecer um bom conhecimento para o seu cliente. O podcast é uma nova maneira de fazer isso.

Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado por meio de um arquivo ou streaming, que conta com a vantagem de ser on demand, quando o usuário desejar. Pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização, e costuma abordar um mote específico.

Usuários preferem essa mídia justamente pela sua praticidade na hora de ouvir. Eles podem consumir os programas enquanto trabalham, dirigem ou realizam afazeres domésticos. Diferentemente dos vídeos, seus ouvintes não precisam parar tudo o que estão fazendo para escutar, o que facilita comportamentos como a maratona de episódios, algo muito comum entre quem ouve podcast.

Ademais, podcasts são extremamente práticos e divertidos de ouvir. Tendem a envolver conversas naturais e dinâmicas, em que o ouvinte realmente se sente parte daquilo. Por essa razão, muitas empresas têm percebido o poder do podcast para o Marketing de Conteúdo.

Esse formato pode ser adaptado para tratar de assuntos mais técnicos envolvendo o tema de expertise da companhia, notícias da área e entrevistas com profissionais importantes do mercado. Da mesma forma, freelancers podem aproveitar esse poder para divulgar melhor seu trabalho.

É possível educar o mercado acerca de algum assunto, alcançar maior visibilidade e aumentar a aquisição de clientes, bem como diversificar a estratégia de conteúdo que você já tem com os textos. Assim, você oferece mais opções para seus clientes e aumenta as chances de eles se engajarem com seu trabalho.