Seja no esporte, segurança, vida pessoal ou análises socioeconômicas, muitos analistas aplicam o Princípio de Pareto para fazer suas observações. Nessa regra é entendido que, 80% dos efeitos advém de 20% das causas. Confira o nosso conteúdo de hoje para saber um pouco mais sobre a regra 80/20 e como ela pode ser aplicada no marketing.
Origem do Princípio de Pareto
Ao contrário do que muitos podem imaginar, o princípio não foi uma sugestão do sociólogo, cientista político e economista italiano Vilfredo Pareto, mas sim do consultor de negócio romeno Joseph Moses Juran, que aplicou as observações de Pareto em seus trabalhos autorais relacionados à gestão de qualidade.
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Em uma das análises documentadas pelo italiano foi observado o cultivo de ervilhas, na onde ele percebeu que apenas 20% das vagens produziam aproximadamente 80% dos grãos.
Embora a aplicação da regra seja praticamente universal, foram as áreas de administração e marketing que mais contribuíram para a popularização desse conceito com a publicação de artigos, livros e cases em que houve a aplicação da regra a favor da produtividade.
A regra 80/20 no Marketing
Como se trata de uma regra, vale lembrar que não se trata de uma verdade absoluta, já que pode haver exceções e até mesmo variações a seu respeito. Alguns estudiosos apontam que alternâncias como 85/15 e 75/25 acontecem também. Outra avaliação que vale ser citada é que não é recomendável fazer a aplicação dessa regra o tempo todo, já que é o Princípio de Pareto é apenas uma propensão de resultados.
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Sendo assim, variáveis como situação do mercado, público-alvo, investimento e outros dados numéricos são fundamentais para se ter como base para qualquer decisão comercial. Confira abaixo alguns dados expressados pela regra 80/20 no marketing:
- 80% do faturamento é resultante de 20% dos clientes;
- 80% das vendas são provenientes de 20% dos produtos;
- 80% das reclamações são feitas por 20% dos clientes;
- 80% das vendas se devem a 20% do time de vendas;
- 80% dos resultados se devem a 20% dos investimentos.
A partir dessas informações, é possível projetar matematicamente uma relação entre esforço e recompensa, na qual 20% dos insumos, esforços e causas são responsáveis por 80% das saídas, resultados e consequências.
Desse modo, o Princípio de Pareto acaba sendo muito útil no gerenciamento de recursos, concentrando esforços e tempo de gestores e colaboradores em pontos-chave. Isto é, nos 20% que garantem 80% do seu retorno.
Princípio de Pareto no Marketing Digital
As porcentagens não mudam muita coisa quando aplicamos o Princípio de Pareto no Marketing Digital. Confira!
- 80% das vendas online estão relacionadas a 20% dos produtos disponíveis;
- 80% das pesquisas são provenientes de 20% das palavras-chave (padrão também conhecido como distribuição de cauda longa);
- 80% do tráfego é gerado por 20% dos posts;
- 80% dos leads são gerados por 20% dos conteúdos publicados;
- 80% do engajamento é gerado por 20% da audiência.
Isto posto, tenha sempre em mãos os resultados dos seus canais, que podem ser sites, blogs ou redes sociais, para focar mais na produção de conteúdo das plataformas que mais possuem engajamento ou leads.
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Cuidados para adotar a regra 80/20
Como foi possível perceber ao longo do artigo, a regra 80/20 pode ser utilizada de diferentes maneiras, porém isso de forma alguma significa que deve ser aplicada sempre e tomada como verdade absoluta. Os resultados podem sim fugir à regra. Por isso, analise sempre a sua própria realidade e considere outras variáveis.
O Princípio de Pareto não é uma fórmula mágica, muito menos uma grande lei universal. É, simplesmente, uma tendência observada em diversas ocasiões, que pode ser usada como ferramenta para otimizar a produtividade dos negócios.