CARREIRA

Saiba quais são os principais relatórios do Google Analytics e por que acompanhá-los

Os relatórios do Google Analytics são um ótimo recurso para não só acompanhar o desempenho do e-commerce, mas também obter insights que podem oferecer melhorias nas estratégias de marketing digital até então utilizadas, para se relacionar com os visitantes e vender os produtos online.

Leia também: Entenda a diferença entre métrica e KPI

Além das métricas comuns como número de visitantes e ticket médio, por exemplo, é possível utilizar o recurso para gerar relatórios com informações que permitem uma compreensão maior do comportamento dos usuários na loja virtual, além da identificação de possíveis erros.

Principais relatórios do Google Analytics

O Google Analytics disponibiliza um mundo de possibilidades para monitorar o desempenho do e-commerce e saber tudo sobre os usuários que navegam na página. Nesse cenário, criar relatórios pode ser uma tarefa difícil, especialmente para quem está começando, mas existem informações gerais que podem ajudar na maioria dos casos. 

Visão geral da aquisição

O relatório de aquisição de usuários é um dos mais importantes no Google Analytics, pois ele oferece uma visão geral sobre quantas pessoas estão acessando o site em um determinado período, e como está sendo a experiência do usuário a partir de fatores como:

  • Taxa de engajamento;
  • Tempo de permanência nas sessões do site;
  • Origem dos canais de mídia;
  • Horários de maior acesso.

Relatórios de engajamento e performance

O relatório de engajamento e performance serve para mostrar, de forma detalhada, quais são os produtos mais acessados e vistos na loja virtual. Ao configurar a visão geral do painel selecionando o engajamento dos usuários, é possível saber informações, como:

  • Páginas mais acessadas do site;
  • Engajamento por campanha/produto;
  • Exibições de tela por usuário;
  • Número de pessoas engajadas que geram conversão em vendas;
  • Produtos vistos com maior frequência e por mais tempo.

Leia também: Saiba o que é Marketing de Performance

Relatórios de monetização

Monitorar a performance das vendas é extremamente importante para qualquer empreendedor e, usando o Google Analytics, é possível gerar relatórios customizados para saber quais transações foram feitas em um determinado período, quais os itens mais comprados, qual a estimativa de receita e os resultados que apareceram a partir de campanhas. Além disso, também é possível saber qual o tempo exato entre a visualização e a finalização da compra de um produto.

Relatórios de comportamento do consumidor

No relatório de visão geral da retenção, é possível mapear quantos usuários acessaram o site pela primeira vez e demonstraram engajamento. Também é possível saber qual a performance do mobile e quantas pessoas acessam o site do celular ou do computador quando descobrem a loja. 

Além disso, é possível ter acesso à porcentagem de visitantes que voltam ao site todos os dias ou que acessam o e-commerce com frequência, da mesma forma que é possível saber quais pessoas acessaram o site uma vez e nunca mais voltaram. 

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  4. As influentes subculturas digitais: juventude, mulheres e netizens
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  6. O paradoxo do marketing para consumidores conectados
  7. Mudança de poder para os consumidores conectados
  8. Como criar inclusividade e sustentabilidade para a sociedade
  9. Como tornar a tecnologia mais pessoal, social e experimental
  10. A mesma estratégia não serve para todos
  11. Arquétipos dos setores e melhores práticas
  12. Customer experience (CX) – As máquinas são legais, mas o ser humano tem emoções
  13. Marketing centrado no ser humano para atração de marca
  14. Marketing omnichannel para compromisso com a marca
  15. Marketing de conteúdo para curiosidade pela marca
  16. Marketing de engajamento para afinidade com a marca
  17. Marketing direcionado por dados – Como criar um ecossistema de dados para uma melhor seleção de mercados-alvo
  18. Marketing preditivo – Como antecipar as demandas do mercado com ações proativas
  19. Marketing contextual – Como criar uma experiência personalizada de percepção-e-resposta
  20. Marketing aumentado – Como entregar interações humanas empoderadas pela tecnologia
  21. Marketing ágil – Como executar operações maiores e mais ágeis

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