Entenda o que é e quais os tipos de certificação SSL

SSL – Secure Socket Layer – é uma sigla em inglês que se refere ao mecanismo de criptografia criado para aumentar a segurança dos dados compartilhados na internet, ou seja, todos os dados cruzados em sites com certificação SSL ativa estão mais protegidos em comparação aos demais.

Leia também: VÍDEO MARKETING PODE SER UMA NOVA MANEIRA DE AUMENTAR SEU TRÁFEGO ORGÂNICO, APONTA PESQUISA

Mesmo que alguém tenha acesso aos dados no meio do caminho, não conseguirá decifrá-los por ser uma criptografia difícil de ser quebrada.

A segurança dos sites é um fator essencial para as empresas que estão na internet. Páginas sem um certificado de segurança digital podem colocar em risco as informações pessoais de seus consumidores. Além disso, essas certificações influenciam os resultados das buscas.

A página com certificação SSL com validação de domínio ou de organização, apresenta a indicação de um cadeado acompanhado da palavra ‘seguro’ e o endereço iniciado por ‘https’.

Tipos de certificação SSL

Há vários tipos de certificação SSL, com diferentes níveis de proteção de dados. Os três mais comuns são:

  1. Validação de domínio

O certificado SSL mais comum, encontrado na maioria dos sites. Apresenta nível de proteção básico e o seu objetivo é validar o nível de confiança do domínio. É indicado somente para pequenos sites e blogs em que não há transação de dados bancários.

Leita também: EMPRESAS PODERÃO EXPERIMENTAR FUNÇÃO DE PAGAMENTO PELO WHATSAPP EM ALGUMAS SEMANAS

2.Validação de organização

Esse tipo de certificação possui um nível intermediário de segurança, pois além de validar o domínio também verifica as informações associadas a organização. Empresas de médio porte e e-commerces devem optar por essa alternativa

3. Validação estendida

A mais completa de todas as certificações SSL. Nesse caso, tanto a empresa como o site passam por um processo de certificação mais rigoroso para conseguir o nível mais alto de SSL do mercado. Ideal para lojas virtuais com tráfego intenso e empresas de grande porte.

Importância da certificação SSL na busca orgânica

O Google anunciou que o seu navegador – Google Chrome – consideraria sites sem a certificação como não seguros e avisaria o consumidor. Além disso, o sistema de ranqueamento das páginas foi modificado para priorizar sites que tivessem o certificado SSL. Dessa forma, empresas que não possuíam a declaração perderão posições nas páginas de resultados do Google, consequentemente, perdendo também visitas e vendas.

O objetivo por trás do sistema de ranqueamento é proporcionar uma experiência melhor para o usuário, posicionando em primeiro lugar os sites mais seguros e com conteúdo relevante, e isso inclui a criptografia de informações.  

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email